quarta-feira, 4 de julho de 2007

Trabalho x Satisfação x Estudos

Comecei a trabalhar muito cedo, sempre fui espoleta! Eu queria trabalhar logo e ter meu próprio dinheiro assim poder comprar minhas coisas sem pedir a ninguém! Queria controlar meus´gastos e comprar tudo que quisesse sem ter de pedir para o meu pai. Ainda me lembro como eu gostava de ir com minha mãe, sobretudo com meu irmão na feira da quinta, era tão bom! Mas só podíamos ir juntos quando era feriado e ele não trabalhava naquele dia, era "batata" eu ganhava alguma coisa, na maior parte das vezes eu pedia porque sempre fui pedinchona. Me lembro da alegria que me tomava com as pequenas coisas que a gente comprava naquelas barracas de coisas do Paraguai.
Assim comecei a trabalhar aos 13 anos. Fiz guardinha, mais conhecido como Corpo de Patrulheiros Mirins e aí fui trabalhar numa multinacional onde aprendi muito. Eu trabalhava junto a diretoria e lá construi um mundo na minha cabecinha deslumbrada, eu queria ser como aquelas mulheres, eu as admirava, elas eram gerentes, diretoras eu via muito glamour em tudo isso. Mas eu queria fazer colégio técnico e meu salário não dava para tanto, resolvi sair e fui para outro lugar, fui ganhar mais, a diferença era de poucos tostões e me enfiei num fundo de quintal pra trabalhar com um bando de gente grossa, mal educada e de baixo nível...vale lembrar que eu tinha só quinze anos!

Daí pra frente somo uma interminável lista de empresas pelas quais passei, aos 21 anos com muito sacrifício iniciei a faculdade de Letras. Demorei um tempo para me decidir se optava por Jornalismo ou Psicologia já que as duas coisas me encantavam muito...aí decidi que era jornalismo, eu adoro escrever e ía unir o útil ao agradável, depois de optar por jornalismo me deparei com uma coisa fria, era a "Realidade" eu não podia pagar esse curso. E aí fui parar em Letras, que chagava mais perto do que eu queria.

A grande verdade é que, sem pessimismo, já que fiz Letras e amo meu curso, mas existe um abismo infinito entre querer, poder e realizar! Ainda não trabalhei na área de educação como gostaria, não vou encara colégio público, dar aula em colégio público como eventual (vulgo "substituta") não é vida pra ninguém. Gostaria de fazer carreira nessa área, estudar Literatura ou mesmo Linguística são coisas que me trazem muito prazer, muita satisfação. Andei pesquisando mestrado nessas duas áreas em algumas instituições mas é discrepante! A mensalidade é pouca coisa menor que meu salário é algo fora da realidade brasileira.

Aqui no Brasil o pessoal faz o que quer e ninguém vê!!! Fui mais adiante já que "Brasileiro nunca Desiste", pesquisei as instituições que podem fornecer bolsa de estudos e aí foquei em duas a Fapesp e FCC, mas advinhem?! As bolsas de estudos são concedidas a pessoas que se dedicam inteiramente aos estudos, ótimo quem é o estudante que é apaixonado pelo que estuda e não quer se dedicar integralmente aos estudos?! E nesse tempo o que a gente faz com as contas? Finge que elas não existem?
Não acho que seja impossível, mas acho que é raro conseguir satisfação pessoal no trabalho conciliando o que você gosta de fazer, numa instituição que você goste de trabalhar aliado àquilo que você estudou ou estuda. Esses dias atrás me fizeram uma proposta de trabalho perto da minha casa numa excelente empresa, mas quando eu disse que era formada em Letras fui excluída do processo seletivo nem pude participar, minha experiência na área, não serviu pra nada. Isso desmotiva, tolhe e acabrunha qualquer profissional...Talvez amanhã eu pense diferente, mas hoje nesse momento só desejo me mudar, de cidade? de bairro? de estado? Não! De país. Não quero encenar um capítulo de "A Sonhadora-mor" porque não combina com o contexto, mas todo mundo merece ter mais qualidade de vida né?! Não é possível.




Nenhum comentário: