sexta-feira, 20 de julho de 2007

Jornalismo se faz assim - Voô JJ3054 TAM

Fiquei impressionadíssima, nos tempos em que vivemos onde os jornais são demasiadamente sensacionalista e os repórteres frente a uma tragédia parecem mais urubus que qualquer outra coisa a TV Cultura fazendo jus ao seu nome e a imagem construída durante anos, poupou nesta semana familiares de vítima do acidente da TAM.

A funcionária Michele Dias Miranda da TAM Express, saltou do edifício em chamas, chegou a ser socorrida mas morreu no hospital. Essa e muitas outras imagens foram gravadas por repórteres da TV Cultura que estavam no aeroporto no momento do acidente, em nota a Cultura explica que selecionou as imagens a serem vendidas, dando aí exemplo de ética, respeito e solidariedade a família da vítima e a todos os brasileiros já que uma tragédia dessa proporção, não deve ser tratada como “Festival de Horror”. Confira a íntegra da nota divulgada na quarta-feira (18):

da Folha Online
A TV Cultura optou por não divulgar imagens exclusivas do
acidente com o Airbus-A320 da TAM. A emissora informou ter filmado a queda de uma mulher do edifício da TAM Express, que foi consumido pelas chamas após a colisão da aeronave.
Segundo o canal, o material é composto por "imagens fortes, cuja divulgação não condiz com as normas que devem orientar a prática do Jornalismo Público".

"A TV Cultura decidiu não veicular nem ceder imagens captadas ontem [terça-feira] por sua equipe de reportagem, mostrando a seqüência da queda de uma suposta funcionária da TAM do alto do prédio da empresa, atingido por uma aeronave.
A emissora considera que são imagens fortes, cuja divulgação não condiz com as normas que devem orientar a prática do Jornalismo Público. Conforme o Guia de Princípios do Jornalismo Público, 'destacar só os desvãos mais sombrios dos fatos gera nas pessoas um entendimento fatalista do mundo, que deixa de ser um projeto humano, resultado da vontade dos homens, para se tornar uma sucessão de eventos inexoráveis sobre os quais nunca se pode interferir'."
Fica nossa solidariedade e sentimentos a família e o nosso muito obrigada a TV Cultura por sua ética inquestionável!

Nenhum comentário: