quarta-feira, 4 de julho de 2007

Sobrecarga da Mulher pelo IBGE


Tem muita gente que acha que as mulheres profissionais reclamam demais da sua situação no mercado e torce o nariz para qualquer menção sobre a “dupla jornada de trabalho”. Mas agora o tema deixou de ser “conversa de mulher”. Além de provar que elas ganham em média 30% menos do que os homens, o IBGE provou pela primeira vez com estatísticas que as mulheres que trabalham fora são mais sobrecarregadas e cumprem uma jornada extra com afazeres domésticos muito maiores do que os dos homens.

Segundo o instituto, a jornada complementar média das mulheres trabalhadoras chega a ser o dobro da dos homens no lar, estejam eles trabalhando fora ou não.Em média, as mulheres gastam 22,1 horas por semana em tarefas domésticas, como arrumar ou limpar a casa, cozinhar ou preparar alimentos, passar roupa, lavar roupa ou louça. Orientar ou dirigir ordens a empregadas domésticas, cuidar de filhos, limpar o quintal também são consideradas tarefas domésticas. Enquanto isso, os homens dedicam 9,9 horas semanais para cuidar da casa. Em outras palavras, as mulheres trabalham em casa mais de quatro horas diárias.

Já para os homens essa média diária cai para duas. E tem mais: a desigualdade entre os sexos não se dá apenas em termos de quantidade de horas pois é certo que mulheres e homens não fazem as mesmas atividades. De acordo com a pesquisa, a jornada dupla de mulheres é ainda maior na região Nordeste, onde as mulheres que trabalham fora gastam em média 24,6 horas por semana. O recorde de 27,8 horas foi atingido no Maranhão. No Distrito Federal, por outro lado, as mulheres dedicam o menor tempo com as tarefas domésticas: 17,3 horas.O levantamento do IBGE aponta também um aumento do número de famílias chefiadas por mulheres. Em 2004, no Brasil, das 56,1 milhões de famílias 29,4% delas eram chefiadas por mulheres.
Eu não podia deixar de publicar esse post e falar um pouquinho da realidade feminina...as vezes me pego pensando que eu reclamo muito da correria, da falta de tempo para ficar em casa, de acordar tão cedo, de ter mil e uma obrigações e não ter o tempo que gostaria para descansar, guardada as devidas proporções isso é a mais perfeita verdade, nós mulheres ainda que tenhamos companheiros que colaborem, temos muito mais obrigações...experiência própria....hehe
Outro fato interessante é a maior fonte de renda vir da mulher e não do marido, isso demonstra cada vez mais a igualdade da mulher que como eu ja disse em outro post ainda não é igual em todos os aspectos mas sem dúvida isso vem provar que nós temos sim condições de viver em igualdade com direitos, deveres e privilégios iguais.

Nenhum comentário: