sexta-feira, 13 de julho de 2007

Rock´n Roll

Sexta-feira, 13. (By Amauri Damico)

Nenhum dia poderia ser tão propício a se comemorar o dia mundial do Rock´n Roll. Hoje o Rock procura se encontrar com suas raízes novamente, houve uma febre (e ainda há) de que qualquer banda com uma guitarra ou bateria acha que faz Rock. Gosto tem pra tudo, lugar não. Não adianta, se fosse uma opinião pessoal a ser expressada aqui, muita gente se chocaria mais com o que não gosto do que propriamente com o que ouço. Acredite, yeah yeah yeah.

Você já parou pra pensar como a música marca uma era? E já pensou quem 99% dessas músicas são Rock´n Roll? Muitos gostam de dividir a evolução musical em décadas. Anos 50, 60...

Os anos 50 e 60, foram a época de ouro do Rock... até a entrada da idéia de se transformar arte em viagens psicodélicas e os melhores serem consumidos pelas drogas, fartas nos camarins da época. Foram aquelas músicas que fizeram a evolução ter sentido. Foi a época e a música que fez as pessoas quadradas da época (lê-se seu pai ou talvez avô, dependendo da idade) se assustarem e temerem pelos caminhos de seus filhos. Era um rock homeopático, normalmente as letras tinham algum sentido e fez a palavra música ter sentido. Até esses anos, a música pra mim, não deve ser considerada. A quantidade de coisas boas são infinitas, mas se o Rock existe, é porque foi bem fundamentado, e Rei não é só apelido para o mestre Elvis Presley.

Segundo o Wikipedia:

" Elvis Aaron Presley (
East Tupelo, Mississippi, 8 de janeiro de 1935Memphis, Tennessee, 16 de agosto de 1977) foi um famoso cantor, músico, ator e dançarino norte-americano, sendo mundialmente denominado O Rei do Rock, também conhecido pela alcunha de Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20."

Falar sobre Elvis pode ser clichê como falar que Pelé é o Rei do futebol. Mas serve a sugestão: Bridge Over Trouble Water, Love me Tender, My Way, Surrender, Always On My Mind, Suspicious Minds… Teria aqui uma lista enorme não fosse o espaço e a quantidade de coisas a se escrever sobre o assunto. Mas eu quero muito fazer um post muito especial ainda sobre a Lenda Elvis.

Os anos seguintes, foram os anos do Rock se acalmar e não perder a ternura jamais... Queen, White Snake, Led Zeppelin, Gun´s e Kiss, além do glorioso The Doors que trouxe a mensagem que não devíamos suportar a idéia de ser "another break in the wall"... infelizmente a música que ajuda tanto a trazer a coragem e mostra a verdade de tantas coisas, não conseguiu fazer que as pessoas sejam simples martelos e pregos, rumando tão somente a seus finais sem terem feito algo na vida que realmente valha a pena.

Claro que jamais deixaria de citar os Ramones e seu punk rock cheio de estilo. Se eu pudesse escolher a minha frase para estar na lápide (coisa deveras americana) seria "I don´t want to grow up!"... mas a vida é assim!

Nos anos 80, aconteceu muita coisa na história do mundo e a trilha sonora variou com excelentes bandas. O U2 mostrou que os domingos podem ser diferentes quando você tem um ideal e no Brasil, uma Legião se formou e mostrou que música tem condição de ser mais que barulheira e letra sobre qualquer coisa. Uma pequena opinião pessoal: o Rei do rock no Brasil tinha uma habilidade incrível de falar de Deus (e falar com Ele tb) e tinha a genialidade aflorada nos seus momentos de fazer música por diversão. Como as pedras imóveis na praia, eu ouço, ouço de novo e vou ouvi-lo até o fim da vida!

Os anos 90 foram a febre da comercialização, o auge do capitalismo a beira da falência e da popularização demasiada da música, a perda do foco. O fim desses anos e a década primeira do ano 2000, foram marcadas pelos Greatest Hits de todas as bandas e cantores que fizeram sucesso nos anos anteriores.

Agredeço a minha pequena que cedeu o espaço, a correria realmente me impede de estender mais e escrever melhor, citar tudo de mais maravilhoso que só o rock tem, só não podia deixar passar em branco um dia importante na história, o rock é o estilo que não se enjoa e não se perde.

I wanna rock´n roll all nite, and party every day!

Fonte principal: Wikipedia

Lista de bandas de rock, separadas por ano.



Nenhum comentário: