quinta-feira, 12 de julho de 2007

Educação Financeira no Brasil

O consumismo no Brasil é um grande vilão e leva constantemente pessoas das mais variadas idades a se afundarem em dívidas. Há um universo de opções para que todos possam “consumir”. A oferta dos cartões de crédito está aceleradíssima e até nos trens e metrôs encontramos stands oferecendo cartões gratuitos e olha que são bandeiras famosas como visa e mastercard, além disso hoje existe cartão pra tudo, até as lojas Marisa tem cartão que facilita o parcelamento e pagamento para 45 dias sem falar nos supermercados.

Mas por trás de toda essa facilidade há um “Devorador” que atende pelo nome de juros...e é nessa grande armadilha que centenas de pessoas caem e pra se livrar disso não é nada fácil. Isso definitivamente não é uma questão isolada e dizer que as pessoas são simplesmente consumistas não responde essa questão bem mais complexa. O que realmente acontece é que no Brasil não existe “EDUCAÇÂO FINANCEIRA” assim os mais regradinhos se dão bem com as finanças, jamais gastam mais do que ganham e assim vivem com tranqüilidade no que refere-se a dívidas, mas a realidade geral não é essa.

Uma grande parcela da população gasta sim, mais do que ganha e arrisco dizer que gasta muuuito mais do que ganha. Há diversos comentários e talvez até estudos que indiquem que a mulher é muito mais consumista que os homens até porque as mulheres têm milhões de coisinhas, tipo: comprar melhora tristeza...risos....e por aí vai, mas vou mesmo chamar a atenção nesse post para nós mulheres.

Muitas de nós começamos a trabalhar bem cedo e em conseqüência disso, começamos também a administrar nossas próprias receitas e despesas. E mulher como vaidosa que é por natureza (não estou generalizando, mas entenda-se a maior parte delas) adora gastar com “coisinhas” e nessas coisinhas somos “roubadas”...As coisinhas podem ser : brincos na feirinha, uma bijou baratinha numa lojinha, roupas, bolsas, calçados, maquiagem, cabeleireiro e outras muuuitas coisas e a maioria nem para pra colocar tudo na ponta do lápis, é aí que essas coisinhas pequenas levam embora muitas vezes 90% de um salário e aí sem se dar conta “planejamos” em cima de 90% de novo achando que todas aquelas vaidadezinhas tomaram quem sabe 10% do nosso salário e é aí que a “coisa pega”. Para pagar as contas teríamos que ter 180% e no fim do mês nos damos conta de que entramos no cheque especial e logo depois do pagamento a gente ta “dura” de novo. E aí nas piores hipóteses rolam os empréstimos que são uma caixa sem fundo. Não sou referência em administração financeira, mas por já ter penado estou aprendendo. Outro dia falo sobre consumismo mesmo aquela loucura de comprar e comprar, inclusive coisas que são desnecessárias e que acaba-se nem usando.

Essa semana estive na bovespa e fiquei sabendo de um curso de finanças familiar achei bárbaro e assim que abrirem inscrições eu e meu marido vamos fazer, além de ser ótimo porque a Bovespa é realmente uma empresa maravilhosa que se preocupa com a educação e é totalmente engajada em responsabilidade social o curso é gratuito, pra quem tiver interesse deixo o link aqui da
Bovespa.
Outra coisa que aconselho é esse livrinho aqui ao lado, ele é simplesmente fantástico e foi escrito por duas mulheres expert em mercado,
Mara Luquet e Andrea Assef, Mara tem também um blog financeiro. O livro se chama Meninas Normais vão ao Shopping Meninas Iradas vão a Bolsa, a linguagem é simples e descontraída e tem diversas orientações desde como se comportar em relação a sua conta corrente no banco e o quais seus direitos até fundos de renda fixa e variável.

Nenhum comentário: