terça-feira, 17 de julho de 2007

E Essa tal de Violência

E que tal entender, onde começa a violência? A violência hoje já é um tema tão banalizado que as pessoas não se espantam mais ao falar sobre e chegamos ao ponto de ver muitas coisas que não são naturais como se fossem! Todos os dias os jornais ilustram casos e mais casos, cada hora uma novidade, um crime diferente mais chocante...
Essa manhã como é de costume eu estava lendo as notícias no Brasil e no mundo e fiquei estarrecida.

Será que dá pra avaliar onde começa a violência? Talvez muitos de nós tenhamos a resposta a violência começa em casa! Ótimo! Mas em que casa? Em que geração se desencadeou isso? Eu acredito firmemente que muitas coisas que acontecem no dia de hoje, são nada mais nada menos que reflexos de ações e posturas do passado. É como julgar as pessoas mais velhas porque são muitas vezes “mente fechadas”, a grande realidade é que elas não são assim porque querem! Elas são assim porque acreditam que “assim” é o melhor ou que dessa maneira estão corretas, não o fazem por mal, há verdades que não são nossas verdades mais nos são enxertadas desde o princípio de nossa existência e aí passam a ser “nossas verdades”.

Há pais violentos, dentro de suas casas que de alguma forma também foram vítimas de violências em suas famílias, o que claro não justifica abaixarmos a cabeça e acharmos que a violência é algo natural que deve ser aceito sem muitos questionamentos, apenas quero salientar que violência só gera violência e ninguém jamais em qualquer que seja sua situação deve ser vítima de violência. O tema violência é amplíssimo, pois a violência pode vir através de diversas formas, através daquilo que algumas pessoas chamam de liberdade de expressão o que não concordo “a partir” do momento que isso fira outras pessoas, mas o comum é vermos mesmo casos de violência “rasgada” agressões, estupro e uma série de outras coisas que não param por aí.

Essa manhã li uma coisa que me chocou muito, a violência contra um idoso que dirigia um micro-ônibus que se chocou com um carro que tinham dois jovens e uma moça, os vândalos desceram do carro aos berros e bateram sem dó no motorista do micro-ônibus que foi levado ao hospital desacordado me partiu o coração quando li: “a agressão ocorreu no sábado, e Rangel permanece internado, com cortes na boca, na língua e com hematomas no rosto, sem previsão de alta. Segundo o hospital, ele "não corre perigo". Me pergunto se essas criaturas não teem pai? A última informação do provedor Terra (que inclusive não é muito confiável no quesito notícias já que li um notícia de manhã sobre o caso que foi retirada do portal) o aposentado deverá passar por uma cirurgia, mas enfim crianças, idosos, mulheres merecem mais proteção, mais importância da parte da sociedade em geral.


O número de homens com idade entre 20 a 35 anos envolvidos em casos de violência e agressão contra crianças, mulheres e idosos é impressionante, e há uma boa parcela deles que têm nível universitário, pois é! Penso que ao invés de ficaram votando “emendas e projetos inúteis” deveriam se preocupar pelo menos com essa parcela da população, ver mulheres, crianças e idosos sendo tratados como “lixo” é muito, mas muito triste e aí fica para nossa reflexão: “O que será de nós amanhã?”

Nenhum comentário: