domingo, 2 de setembro de 2007

Palestra Oficial do Governo do Québec

Postagens de Vez em Nunca - Cada vez mais tenho postado menos....hehe

Mas não é porque quero muito pelo contrário, agora meu computador está de volta mas estava sem micro e com acesso bloqueado no trabalho...uma beleza! Mas vamos ao que interessa!
Segunda feira dia 27/09 fomos eu o Amau na tão esperada palestra oficial do Governo do Québec. Cheguei em cima da hora mesmo trabalhando perto do local do encontro por causa do trânsito caótico nessa cidade abençoada mas enfim....cheguei!

Eu achei que seria uma reunião masi "caseira" menos pessoas , cadeiras de plástico....risos (tá bom eu mereço, tava escrito no site que o local era um teatro) vamos pular essa parte, outra impressão é que pensei que ía ter muito menos pessoas, mas estava lotadérrimo, tinha umas 450 pessoas! A palestra atrasou um pouco mas logo Soraia Tandel começou a falar...

Soraia é imigrante brasileira e trabalha no consulado, estavam presentes várias autoridades entre elas a ministra de relações internacionais que discursou por um período e até tirou algumas dúvidas e claro como não podia deixar de ser uma pérola....heheh....um cara teve a inteligência de perguntar se os quebecóis tem preconceito em relação a imigrantes....valha-me Cristo claro que a mulher respondeu que não, pensem comigo acontece uma reunião para atrair imigrantes e a pessoa interessada vai expor os pontos fracos de seu país?!...(sem comentários)

Bem foram passadas informações sobre emprego, educação, saúde...pasme!!! Tudo que foi falado lá eu já sabia nenhuma novidade apenas ouvi as informações oficialmente e eu já sabia graças a essas fontes maravilhosas que são os Blogs :-) Soraia comentou que ao completarmos 3 anos de residência lá temos direito a cidadania canadense e passaporte canadense, falou sobre a licença maternidade que para mãe é de um ano e para o pai de 6 semanas, salientou que o intuito de vencer é nosso principal aliado e claro o "francês" deixou claro diversas vezes que é primordial a fluência no francês para conseguir emprego e até estudar!!!

Nas muitas bobeiras que a gente acaba lendo por aí, li um email de um cara que dizia para o outro para que ele estudasse o suficiente apenas para entrevista que o restante ele ía aprender lá na francisation...isso é conselho de grego!!!

Na palestra recebemos uma lista com sites de empregos, profissões regulamentadas e uma série de sites interessantes referentes ao processo de imigração que vocês podem encontrar em vários blogs, mas ainda essa semana eu posto aqui também...ah comprei uma revista a Viagem Especial edição de maio que fala sobre o Canadá...Montreal, Québec e Edmonton, ainda vou ler e assim que eu ler posto aqui minha opinião!!!

Um abraço a todos que passam por aqui :-))

Um comentário:

Jorge e Elaine.Canada Aí Vamos Nós disse...

Puxa olha que interessante, eu minha noiva estamos no mesmop barco! Somos de Sto Andre tmbm e estamos procurando contatos pra bater um papo, trocar figurinhas e fuçando nos blogs de Sto andre olha o que eu vejo. VO6!!! então como to sem tempo me responde que ai a gente troca ideia melhor amanha.Da uma olhada no nosso "brogui" (como diria minha mãe)rs...
.J.