sexta-feira, 29 de junho de 2007

Anorexia X Bulimia - "Ana e Mia"

algum tempo venho lendo alguns blogs e algumas reportagens, justamente para
poder abordar esse tema tão sério que hoje está sendo encarado por muitas jovens e adolescentes com muita falta de responsabilidade. Há centenas de blogs pró anorexia e bulimia, onde adolescentes e jovens "propagam" anorexia e bulimia não como doença mas estilo de vida. Li bastante e li coisas horríveis, fiquei e estou impressionando em ver até onde vai essa patologia, li relatos absurdos de meninas com 12 e 13 anos que são bulímicas e que vivem de laxantes, li coisas do tipo:"A anorexia está dentro da sua cabeça, você tem que pensar nela toda vez que for comer tem que se lembrar de tudo pelo que você passou antes de fazer algo que se arrependa depois. O primeiro sinal que a Ana está perto, você vai perceber quando depois de ficar algum tempo sem comer (umas seis horas), o seu organismo não vai mais pedir tanto comida quanto antes. Você vai até se sentir enjoada, ao invés de ter vontade de comer."


Os relatos de como essas meninas se tornaram bulímicas e anoréxicas são os mais variados, boa parte delas eu diria mais de 50% passaram ou passam por algum tipo de preconceito, são vítimas de pressão social e acreditem até familiar. Mães que pegam no pé das filhas desenfreadamente sem senso de espaço ou noção do mal que está cometendo. Mas há mães que são lindas, amorosas, maravilhosas e têm filhas nessa situação, ter ou não anorexia, bulimia está muito ligado a como quem recebe críticas e opiniões administra isso. Li uma história de uma mulher de 34 ou 36 anos agindo como se fosse uma adolescente, não vim aqui pra criticar ninguém mais pra deixar meu ponto de vista.

Além de doença psicológica a anorexia assim como a bulimia ao contrário do que as "anas" (meninas anoréxicas) apregoam por aí não tem nada de estilo de vida e em minha visão é também uma doença de ordem espiritual, falta algo maior pra essas meninas, algo em que se "firmar", no geral os blogs demonstram meninas "depressivas" que estão sempre comentando que suas vidas são uma porcaria e claro, daí se entende porque elas não teem medo de morrer e também não se intimidam diante de fatos que aparecem na TV, em um blog li: "Mas eu prefiro morrer mesmo do que ser gorda ¬¬". Mesmo diante de situações complexas e casos assombrosos referente a "anas" que ficaram doentes e estão literalmente a beira da morte, essas meninas, digo meninas porque elas são 95% das atingidas, não tomam consciência e a impressão que se tem é que foram tomadas por um sono profundo e protagonizam um pesadelo num mundo que elas mesmas construíram do qual insistem em não despertar.


Num dos blogs pró-anorexia, com dicas de como se tornar "anna e mia", instruções para "miar"(vomitar), dietas de "no food" (ficar sem comer nada dois, três dias) encontrei esse apelo: Olas! Primeiramente eu tenho que fazer um apelo,pois vi num blog nao lembro qual..e agora estou passando pois isso é muito terrivel e devemos todas nos unir neste momento dificil. ]Ah SIL DO blog: www.sem_comida.blogger.com.br Ela esta com leucemia e internada.. "Ela e uma minina mto querida,a qual se todas nos anas podermus nos unir a colocar a foto dela em nossos blogs,vai ser mto bacana,aqui eu peguei um trecho do blog dela em q a irmã dela diz como ela estah: "
"Gente aqui é a Gaby irma da postando, eu vim avisar o porque ela nunca + postou aqui, estaum acontecendo coisas orriveis na nossa familia, primeiro nos descubrimos q a é anorexa, isso pra vcs pode ser uma coisa mas a esagero na dose, ela desmaio 3 vezes entaum levamos ela para o medico ela estava pesando 35 kg o medco falo q a unica saida dela era ser internada em uma clinica de tratamento, nos a levamos para a clinica, so q um dia a estava tomndo banho e passo tremendamente mau, entaum o medico pedio um exame e ele deu possitivo, a esta com Leucemia, depois de amanha eu terei q retirar celulas troncos minhas porque somente meu sangue é compatível com o dela entaum e pesso a todas vcs q passam por aqui rezem por ela.

É muito triste! Por uma questão de ética não coloquei a foto da garota, mas sem exagero a menina é linda ou era linda já não sei visto que não há mais notícias dela! Antes de tentar ajudar alguém é necessário que esse alguém entenda e aceite que precisa de ajuda, sei que isso deve ser um furacão na cabeça de uma menina de 14 anos, já fui adolescente, nunca fui "gorda" mas não sou magra como sempre quis ser e me lembro que na adolescência e até no início da juventude eu encanava muito mais e não adiantava as pessoas falarem comigo, a televisão e as revistas bombardeiam as adolescentes e no geral são muito cruéis com todas as mulheres. Há um mundo de diferença entre o estardalhaço que se faz quando uma celebridade feminina engorda uns kilinhos o que muitas vezes nem é notado quando essa celebridade é um homem.


Nesse universo de coisas, li em outro blog que "Beleza Interna é Uma Piada"...Fico feliz que muitos blogs tenham sido tirados do ar, isso não é liberdade de expressão mas difusão distorcida da realidade, é uma pena que ainda existam blogs desse tipo no ar. Não vou jogar pedra em ninguém porque "peso" sempre foi um assunto chatinho pra mim e só agora aos 25 anos, casada estou em exercício de convivência comigo mesmo, aprendendo a me respeitar, claro que sem deixar de me cuidar, mas hoje consigo pensar com felicidade em me amar pelo conjunto de coisas que eu sou, isso não quer dizer que vou me descuidar deixar de fazer coisas que me façam bem, usar meus cremes, fazer exercícios quando eu puder enfim, mas não vou mais ser escrava da mídia e de seus padrões e mais não vou mais ser escrava de mim mesma, a vida é curta e cada segundo é preciosíssimo pra ser desperdiçado com coisas pequenas.

12 comentários:

Rayane disse...

Sociedade hipocritas, incrivel,
vcs estabelecem um padrao de beleza so estamos seguindo, sabemos que a maioria de nos vaomos morrer, e oe que que vcsa tem com isso, nenhum de vcs vai pagar o enterro mesmo, nao vai fazer diferença se perderem um doente. Antes eu achava que eu poderia ser feliz sem me importar com meu corpo, mas minha familia me fez ver que isso é mentira, as pessoas ao meu redor, só são capaz de me elogiar, quando eu emagreço mesmo que 1g. Descuple as palavras sei que muitos tem boa intenção, mas vcs só são capazes de ver o lado de vcs, e enxergam o nosso lado, de maeira errada, como se se nos nao tivessemos sentimentos,
esses tempos uma novela abordo, como um dos temas a bulimia, foi burrice, pq só insentivou, muitas meninas a entrar nessa vida, sabe pq, pq abordaram de maneira errada, poxa a atriz é linda, magra, e mostrou as tecnicas, no meu orkut meninas me perguntam como se tornar uma ana e mia, eu nao ensino, pq sei que essa vida é sofrida, mesmo assim nao quero mudar, pois sei que a ana e a mia, vao me trazer a felicidade, e aminha felicidade é ser magra, o dia em que eu pesar 40kg, nossa
minha vida vai ser completa, nao me importo em morrer,esse é o destino de todos os seres humanos, nao espero minha morte chegar, assim como essas meninas que morrerm por causa da ana nao esperam, mesmo sabendo sei fim, elas esperam ser magras, poder contar seus ossos. Sabe, ficamos triste quando uma de nos morre, nessa hora muitas de nos desiste, de continuar a luta, eu ja pensei em tratamento, conversei com especialista, sei como é o tratamento. Mas nao quero engordar, nao quero morrer gorda, e nao me importa morrer, desde que eu morra magra, só lamento pelka minha mão, pois sei que ela me ama, e é por ela que penso em algumas asneira, como o tratamento.
Tenho 17 anos, tenho bulimia desde 2005, e anorexia a quase um ano.
tenho 1,60 de altura e quero pesar 40kg, nao é loucura é umn sonho, e vou realiza-lo.

Anônimo disse...

Eu me chamo Sany tenho 17 anos e anorexia já há algum tempo...
Sempre fui gorda e ninguém se importava em dizer isso pra mim acho que eles pensam que pessoas gordas não tem sentimento e não tem direito a nada...
A mídia tem culpa gigantesca porque exagera em várias coisas, ela deu o padrão de beleza e só estamos seguindo.Agora surgiu toda essa polêmica sobre a Ana e a Mia o que vocês querem afinal?
A mídia valoriza esses “modelos de beleza”, “vende” estes produtos e depois se diz chocada!
É tudo uma tremenda hipocrisia...
A Ana começa em silencio...eu entrei em profunda depressão por não suportar mais ser gorda eu cheguei a pesar 114 quilos...com 1,68 de altura.
Hoje graças a Ana eu peso 50kg quem sabe quando eu chegar aos 40kg eu me sinta realmente realizada.
Não adianta mais tentar reverter essa polemica quando mais vocês divulgam mais garotas querem o corpo perfeito.
Meu sonho é me tornar uma grande arquiteta,mas não sei se vou estar viva pra realizar esse sonho.
Mas a vida é assim, é feita de escolhas eu escolhi ser magra.
Comer é bom ser magra é melhor ainda. Hoje consigo facilmente ficar o dia todo sem comer nada...
Vejam que antes de tentar nos mudar vocês vão ter que mudar o mundo. Algumas perguntas relevantes:

1) Por acaso vcs já viram alguma gorda sexy como garota propaganda em alguma grande revista como Marie Clare ou Boa Forma?

2) Por que os maniquins das lojas femininas são baseados em números de 36 a 42 em sua maioria ?

3) Já viu alguma protagonista de filme ou novela realmente gorda???

4) Se o normal é comer porque todo dia lançam no mercado mais e mais produtos e dietas para emagrecimento?

5) Porque nunca colocam um gorda na campanha do Mac Donalds?"

Deus!!!Por quanto sofrimento eu já passei.Não encontrava roupas pra mim eu vestia 56...
Namorado eu não tinha também quem iria namorar uma gorda...
Sei que vou morrer mas vou feliz por ter conseguido calar a boca de muita gente que duvidava da minha capacidade de emagrecer...

Quero que fique claro que eu não tô incentivando a Ana, pois eu sei como é doloroso isso foi só um desabafo.

Anônimo disse...

Bom...eu to fazendo um trabalho em alemão, e o tema é anorexia,por isso to pesquisando bastante sobre o tema.... eu quero dizer q por um lado a SANY está certa, hj a moda é ser magra, ter aqle corpo perfeito, não tenho problema com peso, mais toda mulher qr ser valorizada e elogiada...e os homens não vão fikr com vc s vc não tiver o corpo q ele deseja,a não ser q ele realmente goste de você... os concursos de moda só qrem pessoas mto magras...daih as pessoas acham ruim qndo uma garota se torna anorexicaaa...a beleza se resume em um corpo perfeito, s vc tiver um poko acima do peso,as pessoas já te olham diferente, muitas vezes até fazem comentários maldosos, então como qrem q uma ADOLESCENTE se sinta bem, sendo mais gordinha, eu tenho uma amiga que é um pouco acima do peso, que leva na boa, mais tem outras que não se sentem bem, e as vezes vem da genética o fato do peso, talvez ela nem é compulsiva por alimento, apenas vem de família, e daí que ela não tem o corpo perfeito... quando nos morrermos não vai fazer a menor importância se é mais gordinha ou mais magrinha. Gente querem emagrecer, por favor procurem um nutricionista, façam exercícios, mais não parem de comer, é pior, vocês podem ta pondo a vida de vocês em risco, pensem nisso, tem muita gente que gostam de vocês, assim como vocês são, e se vocês são assim, não é pq vocês tão “pagando um pecado”.... muitos julgam o fato das pessoas ter anorexia ou bulimia, mais isso vem da gente, quanto mais o mundo valorizar muito as magras e exigir demais a magreza, mais teremos esse problema no mundo... eu li um caso onde a mãe A PROPRIA MÃE dizia que a FILHA estava gorda e se ela não emagrecesse, mais pra frente não passaria nem pela porta, por isso, não devemos condenar as anoréxicas... pensem nissoo....brigada...

Fabíola Fogaça disse...

Meu nome é Fabíola tenho 13 anos...
peso 50 kilos e tenho 1,52...
Não tenho a ana nem a mia...
mas já penssei em passar por isso e concordo quandos vcs diceram que a midia incentiva...Antes da novela "Páginas da vida" eu nem sabia o ke era a mia e a ana...eu ja me achava gorda mais não penssava que pudesse vomitar para emagrecer...depois da novela komecei a fikar obsecada pela magreza penssei que poderia emagrecer e ficar completamente magra...Todos me diziam que eu havia engordado ,que eu estava gorda...Por um fio não entrei na mia...Mas algo dentro de mim dice que eu iria sofrer muito se eu entrasse nela..achu que foi Deus...
não estou criticando quem esta passando por isso mais achu uma burrisse de nós mulheres querermos ser magras...pois a felicidade esta em nosso interior e só podemos ser feliz kom Deus foi Ele qm me salvou...e Ele pod salvar todas vcs ...Ele não tem preconceito em magras e gordas...
vcs sabiam que eu konheço uma pessoa que ela é completamente magra..e não consegue engordar ela sofre muito,passa por doenças...e nós aki saldaveis querendo fikar magras por pura vaidade...
vamos acreditar garotas em nosso potensial não existe pessoa gorda e pessoa magra...
se vcs aceitarem a mia e a ana estaram insentivando pessoas a sofrerem komo vcs estão sofrendo..
vamos acabar kom a mia ea ana JUNTAS

Anônimo disse...

oi Sany, meu nome e césar augustotb tenho 17 anos.
eu entendi oQ vc disse, eu tb passei por momentos dificil. eh facil mesmo fazer graça com gordinhos eujah fui gordo e porem muito humilhado + por familiares do que pelo povo da rua.Eu jah kiz morrer com issu
+ oQ ia adiantar morrer, oQ eiu fiz pesamento positivoO. eu levamte a cabeça parei de chorar, e comecei ah fexar a boca, tomei remeidios pra ajudar a queimar calorias e fiz academia. eu jah pesei 86 kilos hj eu estou com 72 esou normau + quero perder + uns + povo tudo fala que ta bom. falam que ta bom pq não esta dentro de mim. eu só acho o seginte se vc faz issu e vc querser arquiteta vc quer vc pode. ainda ah tempo vc pode mudar, procure um esporte faça academia não faça oQ vc esata fazeno serio eu fiko mau com issu.
se eupuder te ajudar. me add c_zar_augusto@hotmail.com

e lembre de uma coisa. ah maioria dos Homens falam que ama + na realidade só ama o ***to . eu sei. Vc tem que se amar não os outros.

Anônimo disse...

gente naum é assim que fonsiona...
naum estraguem a vida de vcs..vcs sao lindas como sao..
naum prescisam estragar a vida de vcs fazendu isso..
vcs sabem os riscos que vcs corren?acho que naum pq se soubessem vcs naum fariam isso...
parem com isso tentem se cuidar se tratar vai nser melhor..pra vcs...
e lembressem ..di uma coisa..naum importa o q os outros pensem de vc..oq importa mesmo é vc ser do jeito que vc é...
ha,....e
JESUS TI AMA..do jeitim que vc é... JESUS TI AMA...
e eu si preucupo com vcs!!! beijus!!!

Anônimo disse...

vcs são doidas é.Burrice é vcs querer emagrecer nao estao vendo que DEUS fez vcs assim e nao importa o que os outros pensam de vcs o importante é que DEUS ama vcs naum importa se é gorda ou magra.pensem bem em o que vcs estaum fazendo morrer nao é o melhor.nao vale apena morrer magra por que quando vai pro caixao vai virar ossos do mesmo jeito so o que vai é a alma e com certeza ela não vai sair gorda so tem um formato.olhem o que vcs taum fazendo parem com isso vcs sao novas tem uma vida inteira pela frente olhem para o seu retrato e reflitão como vcs estao feias so a carcaça isso é muito feio ta um xau.

Diulia Além de um rostinho BonitO disse...

Querem saber a minha opinião ?vocês "ANAS" e "MIAS" se deixam levar pelo oque a MÍDIA diz, então considero vocês FRACAS! E daí, que a mídia ponha milhões de magricelas na televisão .. oque importa é quem eu sou! e sou feliz, do jeito que sou! , Deus me fez assim, eu não sou GORDA, mas tbm NÃO sou magrinha, tenho lá minhas gorduriinhas, mas eu como muiito, e sou FELIZ . caraamba, vocês vão morrer .. e não estão nem aí ? do que adianta conseguir chegar a META de vocês, ao pesinho "ideal" e MORREER ? e péra aê né .. vamoos combinar que magricela demais do jeito que a maioria de vocês ficam é RÍDICULO. pra mim .. corajosas e fortes são aquelas que DESISTEM disso, e vão procurar TRATAMENTO, isso é uma parada que vocês colocam na cabeeça de vocês, pooxa gente, para com isso, gordinhas, gordonas, magrinhas, e magroonas, sejam felizes do jeito que vocês são, eu me aceito do jeito que sou, cuido de mim sim! mas não deiixo essa "EXTREMA VAIDADE" tomar conta de mim!
não sou ana, nem mia ... eu sou DIULIA, tenho 14 anos, tenho 1,62 peso 48 kg e sou FELIZ . :*

Anônimo disse...

Parem de olhar pro lado..o q o mundo acham de vcs???o q o mundo espera de vcs ???Pare e olhe pra vcs...vcs estão desnutridas o corpo necessita de nutrientes para q vcs vivam e ponto final.Isso é uma doença e tudo q é doença é Ruim..não adianta tapar o Sol com a peneira..o destino de quem não consegui enxergam o q acontece com vcs é morrer..e morrer pra que??pra ficarem magras???Meu Deus não é possivel que a vida só se resuma a isso...Desculpem ser tao dura..mais fiquei impressionada com os comentarios

Anônimo disse...

Ola

Descobri este blog,num momento complicado na vida de uma amiga minha.Ha muito que sabiamos que ela sofria de anorexia,no entanto esta veio se a desenvolver principalmente neste ultimos 3 anos.A minha amiga levava uma vida de adolescente perfeitamente normal.Saia á noite,era óptima aluna,tinha um namorado já de alguns anos,era bastante sociavel e tinha um corpo de fazer inveja a muitas jovens acreditem!
Infelizmente,ha 3anos descobriu que o namorado nao era quem pensava.Este demonstrava atitudes agressivas,tratando a sempre de uma maneira nada carinhosa.Terminaram,mas ele nada satisfeito com a situaçao iniciou uma espécie de perseguiçao á vida dela.Mesmo assim ela foi forte mostrando nada a abalar e continuou com a atitude positivista que tao bem a caracterizava.Infelizmente durou pouco tempo.Entrou numa depressao profunda.Desceu imenso as notas.E claro emagreceu imenso começando a surgir as primeiras complicaçoes.Desmaios,mudanças de humor repentinas,discussoes sucessivas com familiares/amigos.Ela mesmo a certa altura disse que sofria de problemas alimentares.Mas nunca adiantou muito a conversa.A vida que ela levou até bem pouco tempo resumia se a noite,festas,trabalho,uni,bebidas alcoolicas,tabaco,red bull.Há cerca de um mes ficou doente.Foi lhe diagnosticado uma pneumonia,e ficou internada.Aquilo que mais desejava era tabaco e acusava aqueles que a queriam manter lá por mais algum tempo.As coisas tiveram proporçoes que nunca imaginamos.Com 1,68 pesa entre 25 e 30kg.Já é maior de idade logo podia tomar as decisoes por ela própria nao querendo (claro!) ficar mais tempo no Hospital.A minha amiga tem 21 anos e infelizmente está dada como incapacitada e internada por anorexia numa ala de psiquiatria.Nunca imaginamos que chegasse tao longe ainda por cima de uma menina que sempre foi o centro das atençoes em tudo por tao talentosa que era . . .
Deixo aqui este exemplo . Por favor é a vossa vida que esta em jogo,e se mesmo assim nao a valorizam assim tanto,pensem naqueles q mais amam,porque o sofrimento desta mae aflige nos a todos.

E um dia quando a minha amiga estiver "serena" e ciente de tudo que passou,vou lhe mostrar este blog e esta minha passagem por ca, para que ela saiba que a adoro muito e que com o exemplo dela possamos ajudar alguém,que bem sei que com o coraçao de manteiga que tem ajudará quem precisar no que for necessário .

P'RA TI

T*

Anônimo disse...

NOOOOOOsa gentee>> eu vi os comentários e tem muita coisa que serve ali sabia?? concordo com muitos que se acham felizes do jeito que são, mas é relamente difícil enfrentar o preconceito da sociedade. Eu estou um pouco acima do peso e confesso: fico muuuuuuuuuuuito feliz quando alguem diz que eu emagreci, mas nunca vou ter coragem de me tornar ana e mia. A vida é uma só e é curta, praque encurtar ainda mais se importando com comentários maldosos???? desejo de todo coraçaum que a sany se recupere e enxergue o verdadeiro valor da vida... não só ela, + todas as garotas nesse estado deplorável... xau

Anônimo disse...

Oi meu nome é tainara tenho 14 anos.Semana passada a minha professora de português pedio para os alunos fazerem um trabalho sobre ''ANA E MIA '' . Eu andei procurando e achei coisas absurdas,como pode uma garota puro OSSO se olhar no espelho e se ver gorda? Cara incrivil,essas meninas são tão bonitas e fazem isso com seu corpo... pra mim isso é falta de mae e pai estarem em cima da filha peguntando porque ela ta magra desse geito e tals..meninas eu acho que voces deveriam parar com isso,isso é muito grave.Eu jamais farei isso! acho que é só isso ´né,ja que nao adianta falar !