sexta-feira, 29 de junho de 2007

A Arte de Idealizar

Escolhi esse quadro do Eugéne Delacroix como imagem desse post porque é um quadro totalmente idealista. esse quadro está hoje no museu do Louvre em Paris, seu nome é A Liberdade Guiando o Povo e como hoje decidi falar sobre o mundo Real e o mundo das Idéias...mas podem ficar tranquilos que não é nada tão profundo como o livro "O mundo de Sofia"...?
O que quero falar hoje é bem simples, quero chamar a atenção para como nós seres humanos idealizamos TUDO. Criamos imagens e protótipos para tudo, sobretudo para pessoas e aí aquele personagem que a gente criou não tem todas as características que demos a ele, as vezes algumas coisas não são como esperado.?

Para entender melhor o que eu querendo dizer vou exemplificar...as vezes gente passa por experiências difíceis em qualquer área ou lugar, as vezes são experiências desanimadoras no trabalho, em relacionamentos e até com pessoas que a gente achava que eram "amigas"...Quando a gente sai de um relacionamento difícil temos duas tendências: a primeira é dizer que vamos curtir a vida sozinhas, que não queremos mais ninguém e etc (claro, óbvio:necessidade de auto afirmação) e a segunda é construir uma imagem perfeita de quem a gente gostaria de ter como parceiro(a).?

Se o outro(a) era distraído e não lembrava datas essa uma oportunidade de encontrar alguém que lembre, se o outro não era tão carinhoso(a) esse será....e por aí vai uma looooonga lista daquilo que esperamos que o outro seja. O mesmo acontece em nossos empregos, sempre encontramos pessoas das quais nem gostamos de lembrar e por Deus jamais gostaríamos de ter convivido, pessoas grosseiras, folgadas, infantis e mais um monte de coisas e aí claro de acordo com o nível de tolerância de cada um passa-se a construir a imagem de um lugar perfeito para trabalhar. Pessoas educadas que lhe dêem Bom dia com um belo sorriso, e que tal um chefe que consiga enxergar que eu “ralo” pra caramba e tem gente que fica pendurado nas minhas costas?! Um chefe que não faça cara feia pra mim quando eu tiver doente e precisar faltar e que saiba entender que sou exemplar e comprometida enquanto outros faltam por qualquer coisa e chegam todos os dias atrasados?

Esse é o mundo dos seus sonhos? Também é o meu....mas NÃO EXISTE! Sabe aquele velho jargão: Nem Jesus Cristo em toda sua perfeição agradou a todos?! É perfeito aqui nesse contexto. Não existe e não vai existir o marido ou esposa perfeita, o trabalho perfeito, o lugar perfeito pra se morar. E aí você pode até me perguntar, mas como assim? Eu conheço pessoas que teem trabalhos perfeitos e maridos perfeitos...posso apostar com todos que isso não é verdade! A diferença está em como as pessoas encaram suas frustrações porque com certeza todas elas idealizam...Que é que nunca pensou: se eu fosse... se eu tivesse.... se desse.... se acontecesse...se eu ganhasse...se eu comprasse(...)?

As pessoas têm o privilégio de escolherem como querem se posicionar diante das adversidades e de suas frustrações, uma vez que não somos donos do mundo não é possível que nossos desejos estejam em primeiro lugar na fila dos desejos, assim quando eu desejo que minha chefe veja que eu sou empenhada outra pessoa pode não ver isso como positivo e desejar que ela veja que sou uma "Caxias"...E agora tá lançado o desafio, qual das duas pessoas ela vai agradar? Posso fazer uma lista do que espero que meu marido seja comigo e numerá-la de 1 a 10 por ordem de prioridade. Então ele tem a qualidade numero 1, a 2, a 3, a 4 OPA...da 4 ele pulou para a 6. Maravilha a que eu coloque como 6 ele colocou antes do que eu esperava e assim ele prossegue....mas peraí cadê a 5? Caramba, ele não tem a 5. E agora?

É?! E Agora?!...risos......agora vem a postura que faz toda a diferença!!! A Felicidade conjugal, a felicidade no trabalho, no lar e em qualquer lugar que você estiver deve ser medida por graus de qualidade! Como assim? Isso não é nenhuma receita mas é meu ponto de vista e é sem dúvida o que tem observado em cases de sucesso e felicidade: Devemos pesar as qualidades boas e as nem tão boas, daí é simples se as boas superarem as não tão boas, vale a pena investir!!! É...vale a pena! Agora se esse seu balanço te mostrar que as partes ruins daquilo que você está avaliando são surpreendentemente ruins e não compensam as boas coisas...Atenção!!! É hora de buscar novas empreitadas, novos desafios, novas conquistas e pra isso o lema deve ser: Nunca é tarde pra começar :o))

Nenhum comentário: