terça-feira, 26 de junho de 2007

Sobre o que assisti e o que estou lendo...

Estou finalmente lendo Madame Bovary de Gustave Flaubert, esse fim de semana fomos procurar algumas coisas numa espécie de edícula lá em casa, e encontrei um verdadeiro tesouro...definitivamente meu marido escondia o ouro...risos

Talvez eu não tenha falado mas sou super, hiper ultra fanática por livros...tinham duas caixas de livros de literatura com capa dura, uma coleção da editora abril sabe-se lá de que ano uma verdadeira relíquia...fiquei tão feliz e quando encontrei Madame Bovary tive certeza que aquele achado era um presente dos deuses pra mim...

Madame Bovary é uma obra literária de renome internacional já que seu autor é francês, essa obra já foi traduzida para diversos idiomas foi uma obra escrita no início do realismo e traz uma crítica ao movimento do romantismo, onde as jovens aprendia literatura romântica na escola, literatura essa que traz o realidade da vida completamente "idealizada" e queria que aquilo que liam nos livros desse certo na vida real...resumindo é essa visão que o realismo vem combater além de trazer a obra de arte engajada ou seja com fim social e moralizador....isso é assunto pra um post inteiro...

Na faculdade fiz meu TCC (Trabalho de conclusão de curso) baseado na obra O Primo Basílio de Eça de Queiroz que foi uma obra muito polêmica no século XIX e que foi duramente acusada de plágio pelos críticos da época, segundo eles Eça havia plagiado Madame Bovary, embora tenha comentado essa questão em meu trabalho, não entrei muito no mérito visto que não havia lido o livro, estou inclusive ansiosa para assistir a produção brasileira da Obra do Eça, espero que não seja nada semelhante ao Crime do Padre Amaro interpretado por Gael Garcia.


Por falar nisso há sempre uma possibilidade de ser pior e quando a gente acha que já viu tudo surge algo...hehe...Adoro a Kate Winslet desde Hamlet por Keneth Brannagh onde ela interpretou Ofélia mas esse último filme: Pecados Íntimos é de matar...Achei simplesmente um horror! O Filme aborda uma história uma mulher entediada por ter um marido imbecil e ter passar o dia cuidando da filha, num parque conhece um homem interessante que sempre leva seu filhinho para brincar e aí faz amizade com ele...passam a ter um caso.

O Filme discorre sem muita emoção, totalmente “xoxo” com outra história em paralelo é totalmente narrado em terceira pessoa, o que o torna massante, um cena de sexo explícito na minha visão desnecessária...faltou história ação, as personagens no filme parece não terem vida...são todas sem sal, sem muita personalidade resumindo um filme sem nenhuma profundidade! E quando me refiro a profundidade quero dizer sem nada que "prenda" a atenção de quem esta assistindo ou que te faça lembrar de uma boa cena depois...

Nenhum comentário: