segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Está dada a Largada

Olá Folks,


E dá-lhe segunda-feira, apesar da minha SUPER TPM, faz um lindo e ensolarado dia lá fora... Hoje eu tô triste e apesar de estar de tpm, não acho que é só isso que ^tá me deixando tristinha não, amanhã é aquela minha consulta médica e eu "tô arrancando os cabelos" porque não consigo achar os exames anteriores...estão todos guardados juntinhos numa daquelas sacolas gigantes que recebemos no laboratório quando se faz ressonância por exemplo...Procurei em tudo que foi canto ontem, e não achei, tô triste e preocupada com isso.


Ontem tive uma baita crise de choro e hoje outra um pouco menor...rs....sou chorona por natureza, acha que ontem senti um misto de medo, de decepção, de desapontamento "com a vida", pura besteira, porque Deus é tão bondoso comigo e tenho tantas coisas para agradecer, paciência...são sentimentos "humanos"...


Mas vamos lá, desabafos à parte...Iniciamos nossa dieta no sábado, na sexta á noite fizemos uma comprinha, requeijão light, pão integral, queijo branco, legumes, frutas e verduras, estamos animadíssimos! No sábado comprei uma balancinha, eu não estou na melhor semana para parâmetro de peso, já que logo estarei livre da TPM e naqueles dias chatésimos, mas enfim me pesei e estou, aliás estava porque isso foi no sábado...rs...Que rufem os tambores... Meu peso foi 76,5kg , meu IMC é 25 que é considerado faixa saudável para adultos, mas estou no limite, mais um pontinho no imc e pulo para faixa de sobrepeso. Mas para mim já passei do limite, quando as roupas dão sinal   é mas do que hora de ficar em alerta.


Hoje me preparei para ter um dia muito saudável, mas meu pequeno, esqueceu de colocar "meu almoço" na bolsa...pobrezinho, a culpa foi minha se tivesse organizado isso no dia anterior, não teria acontecido, então eu trouxe as frutas do dia e salada, e lamento, não saio daqui hoje nem por dinheiro...rsrs...não quis sair pra almoçar, não queria almoçar sozinha, nem caminhar no sol quente, pedi um lanche "quase light"...resumindo sai um pouquinho, mas do lanche comi só meio e a salada que eu trouxe, mas amanhã faço tudo certinho se Deus quiser  :-))


Estou devedora, preciso me exercitar, logo começo...prometo!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Aventura nos Artesanatos

Hoje tô inspiradíssima...hehe...Já que estou ociosa e a hora insiste em não passar, vou postando algumas coisinhas...tô achando o dia super longo...


Eu associo esse meu período doentinha com a grande correria e estresse do meu projeto de mestrado, e essa semana saiu o calendário das inscrições que serão de 08/09 a 10/10 então decidi desacelerar um pouco, pra ver se dou uma relaxada, amanhã vou me aventurar fazendo ou melhor tentando fazer decoupagem em uma caixinha de mdf, adoro mexer com tintas, figuras vamos ver o que sai!:-)


Procurei instruções mas achei coisas bem superficiais, assim vou tentar...vou me aventurar, fazer por puro prazer mesmo... Fui numa loja a semana passada no centro de São Paulo e comprou um montão de figuras, inclusive umas coisitas para scrapbooking tô buscando coisinhas alternativas! Aliás o dia em que fui no centro de SP foi uma aventura e tanto, mas isso é post pra outro dia(...)

Sobre os Próximos Dias

Antes de iniciar o post quero agradecer Angelina por seu comentário, obrigada pelo apoio, força é sempre muito importante e faz toda a diferença :-))  Uma outra coisa é que não tenho a intenção de fazer um blog específico sobre Dieta, mas como estou nessa "empreitada" vou dividir todas as conquistas e também os insucessos, e claro torço para que sejam mais sucessos do que insucessos. 




Bem eu que já fiz "trocentas" dietas sei bem quais são minhas dificuldades, uma das coisas é o funcionamento correto do intestino, impressionante como nós mulheres somos as maiores vítimas do intestino desregulado!!! Mas sei que algumas coisas podem facilitar ou melhor ajudar no bom funcionamento do intestino, a água é uma delas! Bom água é bom pra tudo né?! Segundo a nutricionista que eu frequentava alguns alimentos devem ser evitados em quem tem o intestino preo são eles: Goiaba, Cenoura Cozida, Chuchu, Gelatina, Banana por enquanto me lembro desses, sobre a cenoura, segundo ela, o ideal é crua porque é riquíssima em fibras.


Quando eu fazia acompanhamento com a nutricionista ela dizia que era importante comer a cada três horas, justamente para acostumar o corpo com as pequenas porções, comendo a cada três horas não dá tempo de sentir fome, acho que não vou ter muita dificuldade com isso aqui no trabalho, é só eu me regrar direitinho!


Esqueci de contar um detalhezinho...Esse merece letras maíusculas: EU FAÇO TRUFAS PARA VENDER....rsrs....faço trufas desde maio desse ano, as trufas foram uma Estratégia de Deus para nossas vidas num momento difícil que eu e meu marido passamos, levo semanalmente uma média de 80 trufas na empresa em que trabalho e o dindim das trufas tem nos dado uma ajudinha bem bacana graças ao bom Deus...Resumindo não posso parar de fazer,  mas não é um grande problema pra mim, adoro chocolate e como eu faço também os recheios as vezes é tentador, e sem falsa modéstia as trufas são muito gostosas, eu as faço com muito AMOR....hehehe... mas eu me conheço sei que se me propor a um objetivo específico vou até o fim, a única coisa que preciso e não perder o foco!


Outra coisa crítica são meus períodos de TPM. Puxa vida eu tenho uma TPM terrível...daquelas que descontrolam qualquer criatura...fico chorona, irritadiça, mau humorada, com muita fome/ansiedade...aí só quero doce...mas vou tentar coisitas estratégicas quando estiver nesse período chatinho. Amanhã vou ao mercado com a minha listinha, e vou me preparar para a semana, o desafio é muito pequeno se comparado ao de outras pessoas que emagreceram 30, 40 kgs, mas enfim cada um é que sabe o peso de suas conquistas não é mesmo?


Amanhã pretendo comprar uma balancinha :-)) Aí na segunda -feira com a cara e a coragem posto aqui meu peso, já posso adiantar que estou na casa dos 70, mas assim como como a Lu eu sou alta, tenho 1,74 e penso que se postasse uma foto aqui algumas pessoas pensariam que não preciso emagrecer ou que 2 kilinhos estariam de bom tamanho...mas não se enganem, é a altura que esconde um pouco, e claro esconde para as pessoas para mim e para o espelho tudo é muito aparente...hehe


,

Esclerose Múltipla

Olá Amigos,


Eu fiz um post aí embaixo, contando que estou doentinha e tal e comentai que o possível diagnóstico é EM, mas nem todo mundo sabe o que é, não é mesmo? Quando a gente ouve esclerose, logo acha que tem a ver com  esclerose que dá nas pessoas idosas, mas não é a mesma coisa não! Coloquei aqui algumas informações sobre a doença, apenas para que vocês saibam do que estou falando.


Estou ansiosa para passar logo no médico e saber de uma vez oque que eu tenho. No post que comentei sobre esse assunto, falei sobre estar tranquila e talvez quando vocês lerem o que é a doença fiquem chocados...rs....mas é porque eu já tive um longo e intenso momento de desespero em 2004, agora 4 anos depois, mais madura em relação ao assunto, não há mesmo o que eu possa fazer pra mudar então ENTREGO-ME 100% nas mãos de Deus, ele sabe o melhor pra mim :-)


 



 


A esclerose múltipla acomete mais de 30 mil pessoas no país e pode comprometer a capacidade motora, sensitiva e cognitiva se não tratada.


Crônica, a doença atinge o comando do corpo, o sistema nervoso central. É caracterizada pela inflamação da mielina - bainha que reveste e protege as fibras nervosas -, o que ocasiona o início dos sintomas como visão borrada, fadiga, fraqueza, formigamento nos braços e nas pernas, incontinência urinária ou fecal e dificuldades na fala.


- É normal a pessoa acordar com o braço dormente, sentir a dor por alguns dias e pensar que é apenas uma conseqüência de ter dormido em cima do braço, mas pode ser a primeira manifestação da esclerose múltipla - diz Sérgio Haussen, presidente da Academia Brasileira de Neurologia e chefe do Setor de Neurologia da Santa Casa.


A esperança dos especialistas para a cura da EM está nos testes dos medicamentos imunomodificadores, na terapia gênica e no uso de células-tronco. Estudos de mapeamento genético que estão em desenvolvimento no país podem ajudar a identificar a característica genética que provoca a doença.


Saiba Mais:



- O que é
Doença neurológica crônica que acomete o sistema nervoso central. É provocada por uma desregulação do sistema imunológico, que em vez de proteger o organismo, acaba atacando a bainha de mielina, revestimento das fibras nervosas, responsáveis pelo comando de funções como coordenação motora, visão, sentidos e cognição
- Tratamento
À base de imunomodulares (controlam os sintomas) e de imunosupressores (reduzem a defesa imunológica defeituosa do organismo e são muito usados para evitar a rejeição de órgãos transplantados). Durante os surtos, os medicamentos mais usados são a cortisona e as imunoglobulinas
- Causas
Desconhecidas. É mais freqüente em mulheres. Os primeiros sintomas começam a aparecer entre os 18 e 50 anos

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Hoje o assunto é Dieta

Há muito tempo atrás comentei algumas coisas aqui, sobre os males dos remédios para emagrecer e etc...Mas hoje é foco é outros, um de meus itens na lista das 101 coisas é emagrecer, o outro é beber mais água e tem até um que é praticar exercícios.


Vou fazer um pequeno resumo da "minha história" com regimes, dietas, remédios e exercícios...


Comecei a adquirir sobrepeso em minha adolescência, na realidade quando eu era criança até uns 5 anos eu era gordinha, depois de repente fui emagrecendo, diziam que era porque eu tava crescendo, mas na adolescência engordei muito em relação ao que era até uns 12 anos eu tinha uma proporção de 1,67m com 50Kg e aos 14 anos eu tinha 1,72 para 71kg. Não me dei conta de como isso aconteceu e o único evento extraordinário nessa época foi que comecei a trabalhar e almoçar no restaurante da empresa...sempre que me lembro da comida me vem a mente, uma comida "pesada", estranha, pensem num feijão que o caldo é muito grosso parecia feito com farinha sei lá...outro dado importante dos 14 aos 17 anos tive muitos problemas de ordem pessoal que afetaram meu emocional e apesar de não lembrar muita coisa em relação a como eu comia, lembro-me de que eu devorava um pacote de trakinas brincando...


E aí na minha adolescência completamente rodeada de revistas Capricho, Todateen e cia....eu ía me frustrando mais e mais, porque via lindas meninas magras, bonitas e eu me ía me escondendo atrás das minhas camisetas folgadas, o resultado de tudo isso? Segue: baixa auto-estima e muita insegurança. Desde então comecei a fazer "regimes" - Todos os tipos imagináveis: Dieta da USP, Pontos, Herbalife, Nutricionista, Vigilantes do Peso e pasmem Remédios=Anfepramona e Femproporex.


Se emagreci? Ah sim emagreci bastante mas nada duradouro, alguns porque não eram boas alternativas e outros como VP e Nutricionista porque faltou empenho da minha parte, dedicação e sobretudo OBJETIVO. Estava lendo o blog da Lu Francesa, e caramba fiquei pasma, que determinação impressionante, e aí fiquei muito motivada, preciso perder 10Kg e não só perder preciso manter, estou DECIDIDA vou entrar em dieta e vou seguir a do VP como ela. Estou adiando, sempre porque tô sem grana pra pagar a consulta com a nutricionista e tal, mas agora não tenho mais desculpas, lembro bem do VP e deu super certo pra mim na época....vou em frente! :-)


Tô muito contente e animada, vou tentar arrastar o marido junto, ele já disse que topa, mas independente de qualquer coisa se ele for comigo ou não eu vou até o fim, vou providenciar uma bicicleta ergométrica, já andei dando uma pesquisadinha...ah e claro eu apesar de contar tudinho aqui, na empresa e na família não vou comentar sobre a dieta....vou deixar que vejam o resultado, acho melhor assim!


Vou começar na segunda feira, se Deus quiser...rsrsrs.....todo regime começa na segunda né?...mas o meu tem motivo, preciso comprar frutinhas, legumes e outras coisinhas e só posso no fim de semana, durante a semana chego em casa as 20:00h morta de cansaço sem pique pra nada e de manhã saio 5:50h. Torçam por mim  :-)  

terça-feira, 19 de agosto de 2008

As vezes é Preciso Parar

Venho das minhas andanças pelos blogs afora...rs....e descobri um blog muito bacana sobre reeducação alimentar e qualidade de vida, é uma delícia ler histórias de pessoas que superaram seus próprios limites e venceram e são lição e exemplo de vida para outras pessoas, não é mesmo?


Vim aqui compartilhar uma coisinha que pensei muito se deveria ou não falar aqui, mas acho importante dividir, pensei se devia publicar porque não queria causar nas pessoas que passam aqui um clima de "dó", mas enfim vou compartilhar de repente gera até uma troca de informação :-)


Eu atualmente estou "dodóizinha", são sintomas bastante atipicos que me ocorrem, estou sentindo uma dormência com misto de formigamento do lado direito na minha perna e agora já na mão, ah e também na região abdominal do lado direito. Infelizmente esses sintomas não são nenhuma novidade pra mim, a primeira vez que tive essas "sensações" eu tinha apenas 18 anos, mas o pior "surto" de todos foi aos 24 anos, dentro de um período de 12 meses tive problemas por três vezes, essas dormências e formigamentos duram meses, em 2004 pela primeira vez fiz tratamento a base de corticóide para amenizar a crise.


Passei em muuuuitos neurologistas que apesar de terem me pedido vários exames e doloridos exames não descobriam o que eu tinha...alguns diziam que era Esclerose Múltipla, uma doenção desmielinizante que causa lesões na medula, e as ressonâncias atestavam que eu realmente tinha, no entanto o exame que fiz de retirada de líquido da espinha não comprovava - (3 exames). Em função de não terem constatado não segui tratamento nenhum, em 2005 não tive nada, já em 2006, 2007 e agora cá estou eu...


Percebo que essas crises acontecem quando estou num período de estresse muito grande em 2004 eu estava fazendo meu TCC sozinha...Já li muito sobre a doença e em algumas coisas me encaixo superficialmente visto que os sintomas que tenho são "leves" perto de outras pessoas, mas enfim o último neuro que fui em 2006, se negou a tentar identificar o problema por não ter conhecimento suficiente, mas pelo menos me disse que eu poderia tentar um neurologista famosíssimo aqui no Brasil que é chefe do núcleo de EM no hospital das clínicas e me disse que se ele não descobrir o que tenho ninguém mais descobre.


Pois está aí quase dois anos depois eu vou no bendito neuro, no dia 26 se Deus quiser, na semana que vem e como dizem nossos amigos nordestinos: "Ou vai ou racha"...rsrs....quem sabe descubro agora o que eu realmente tenho, né? Adiei todo esse tempo porque a consulta é particular, e é muuuuuito, mas muuuuuito cara, dói só de pensar...e passar no hospital das clínicas levará no mínimo 1 ano e se eu não estiver em crise não há chances de análise...


Estou tranquila, apesar de apreensiva...mas as vezes o corpo em todos os sentidos nos dá indícios de que é necessário ter qualidade de vida e sobretudo tirar o pé do acelerador...


Confio muito em Deus, acima de todas as coisas então sei que ele não me dará maior cruz que eu possa suportar :-))

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Isso que é vontade...

Ando meio sumidinha, sem inspiração e sem muitas novidades, nem lembro se escrevi aqui mas meu primeir@ sobrinh@ será um menininho e se chamará Matheus, tá todo mundo ansiosíssimo aguardando a chegada do pequeno...  :-)


Por falar em pequeno eu vi no blog da Maíra uma coisa que achei muito interessante, é o http://www.makemebabies.com/ você se cadastra, coloca uma foto sua e uma do seu conjuge....e ele simula como será seu bebê....rsrs...Isso que é vontade de ter filhos hein?....hehehe


Apesar de achar um pouquinho artificial achei engraçadinho e bem inteligente, á uma olhada no resultad, apesar de muito engraçado a menininha saiu loirinha como meu marido era quando criança, aliás assim que passar minha correria de preparação do projeto de mestrado, vou publicar umas fotos da gente quando era criança.


Só não vale reparar, na foto que coloquei saí horrível....rs.....meu marido é ótimo pra tirar fotos @#$%@#*&!@# bem de perto que ficam esdruxúlas, resumindo meu marido é uma fofura ;-)









 

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Contra a Xenofobia

Fica aí para reflexão, com uma imagem dessas não precisa nem post...

Imagem veiculada na Espanha em função das inúmeras deportações.