segunda-feira, 2 de junho de 2008

I don't Understand English

Parei pela 3ª vez meu curso de inglês...

Não sei porque eu insisto! Não quero acreditar que não gosto de inglês, quero acreditar que há boas e más escolas, assim como há bons e maus professores bem como há alunos ruins. A verdade é que as três vezes estudei na mesma escola mas em locais diferentes, mas decidi, chega nessa escolinha não vou estudar de novo! Não sou o melhor exemplo de aluna confesso, mas quando eu estudava francês eu estudava pra valer porque  tinha  satisfação  em aprender,  não  sou presunçosa quem me conhece sabe disso, mas no francês eu era  uma  das  melhores da classe. Eu  gostava do professor, acreditava nele e nométodo   que   utilizava   para  ensinar  a  língua,  com  o  inglês  é  diferente,  já começo não gostando do método da escola.

Sem gostar do método da escola que na minha visão é lento demais e se arrasta, com diálagozinhos sem sal entre os alunos, para não gostar do professor é um pulinho. A última professora que tive, era muito ruim, não tinha muita paciência e usava um tom meio "que pergunta óbvia você está fazendo", outra coisa que noto nessas escolinhas é que o professor nunca sabe explicar o porquê das coisas, e quando não sabe usa a velha estratégia: "Não tem explicação pra isso, isso é assim mesmo.(ponto)".

No Francês com o Anselme da Voltaire Idiomas era diferente,  ele tinha respostas, e todas eram muito coerentes, eu por si só, preciso acreditar no professor para gostar e me interessar pelo que estou estudando, um pouco disso é eu ter feito Letras e saber muitas razões do porque isso é assim ou assado, acredito que o ambiente amistoso da Voltaire também fazia a diferença. Tá aí uma pergunta: Porque eu estudei três vezes na mesma escola??? A primeira vez eu não conhecia e fiquei por um ano, parei porque troquei de emprego e não tinha mais horário pra estudar. Na segunda voltei porque tinha uma unidade perto do trabalho, mas a professorinha não dava conta do recado - parei. E a terceira e última se Deus quiser foi porque a empresa aqui firmou convênio com essa escola e aí pensei no custo/ benefício versus localização/horário. O que posso dizer? Não valeu a pena, e aí tive que pagar uma baita multa pra poder me livrar do curso.

Não me agrada a idéia de estudar 9 anos para conseguir falar inglês,  sei que  não  será  de  uma  hora para a outra, mas no francês por exemplo eu aprendi em 4 o que levei um ano para aprender no inglês. Aprender inglês no Brasil é só comércio, quanto mais puderem esticar seu curso mais o farão, afinal, lucro para a escola que segura o aluno por mais tempo. Adoraria indicações de quem já estudou e tem fluência no idioma. Eu até entendo um pouquinho, assim sei que como iniciante eu não entraria, mas queria um curso mais conciso, mais puxado...

Um comentário:

Bici disse...

Oi Emília, cheguei aqui através das listas de 101 coisas e fiquei lendo um pouquinho do blog. Faz muitos anos que eu estudei inglês e depois ainda saí do BR, ou seja, tive que aprender na marra, na verdade continuo aprendendo. Vou deixar aqui o link para um site educacional de um professor, traz várias dicas sobre aprender inglês, como escolher uma escola, dicas de gramática e etc, é muito interessante, talvez tu gostes: http://www.sk.com.br/sk.html
Boa sorte com a tua lista, gostei muito do número 60, vou tentar também, um beijo.