quinta-feira, 5 de junho de 2008

Desabafo de um Tolo...

ops, de UM BRASILEIRO, ou melhor de UMA BRASILEIRA.....



Outro dia eu tava indignada com um um montão de coisas aqui no Brasil, a falta de justiça, a desorganização e mais um montão de coisas, e aí pensei no slogan do nosso país: Brasil Um País de Todos...e me dei conta de que o slogan sugeria: Brasil Um País de Tolos....rs. Parece que alguém pensou isso antes de mim...conforme a figura acima....


É exatamente assim que a gente se sente num país onde as vagas nas Universidades Públicas são daqueles que tem maior poder aquisito, explico: Quem tem maior poder aquisitivo, estuda em escolas particulares, logo tem um ensino superior em termos de qualidade do que um aluno de classe média baixa que estuda em escolas públicas. Onde os Melhores Empregos também são dessas pessoas de classe média alta por que têm maior poder aquisitivo, dessa forma se não estão nas Universidades Públicas, estão nas melhores Universidades Pagas, logo falam Inglês, Francês e talvez  Alemão, porque estudaram aqui e fizeram "intercâmbios" fora do país.


Se essas pessoas não merecem TUDO o que tem?... É claro que merecem e merecem muito mais, mas nós também merecemos, sermos privados de uma vaga na Universidade porque não temos estudo à altura ou jamais termos um bom salário e a chance de emprego numa excelente empresa porque  não fizemos intercâmbio ou talvez porque nossa faculdade é simples demais para isso é UMA INJUSTIÇA, é DESLEAL.


Aqui no País de Todos, a gente trabalha desde cedo e aqui o povo "rala" trabalha pra caramba, acorda cedo enfrenta 2 horas de trânsito para ir trabalhar de manhã e mais 2 horas pra ir pra casa no fim da tarde, aqui ônibus coletivo é "infernal", assim como o trem e o metrô que são transportes mais rápidos que os ônibus em função disso são cada dia mais e mais lotadas. No fim do expediente no trem, as pessoas têm olhares cansados e feição de que não tem esperança. Fretado aqui é pra poucos, a maioria das empresas não aceitam pagar e quem quer ter o luxo tem de pagar do próprio bolso.


A violência então é um disparate, faz poucos dias que esfaquearam o braço de um engenheiro da Eletrobrás que estava em Roraima numa reserva indígena para falar sobre a construção de uma usina e aproveitamento dela , que cometeu a atrocidade?! Foram os índios, e não há nada que justifique a violência praticada contra o homem o que a justiça fez?  Simples, nada!  Política aqui? Vou me abster de comentar se não termino por chorar de tristeza e de raiva...


Apesar desse sofrimento do povo em relação as condições de vida, tem gente que não vê o preconceito, a ironia e abuso nas coisas que acontecem aqui. O Brasil não é, nunca foi e quem sabe um dia será: Um país de Todos....com educação, saúde, moradia, emprego para todos nós, respeito as crianças, aos adultos e aos idosos, quem sabe um dia a gente sinta alegria por ter um transporte como o trem... quem sabe um dia a gente possa fazer faculdade longe de casa e voltar pra casa a noite com segurança, sem aquele sentimento de pavor cada vez que alguém te fita mais que 3 segundos.  

2 comentários:

Ana disse...

Eh lamentavel mesmo, Emilia.. foi por essas e outras que viemos parar aqui no Canada. Aqui TODOS tem acesso as mesmas coisas. As profissoes sao respeitadas. Motorista de onibus ganha mais que eu, pra vc ter nocao. Todos tem acesso a educacao, saude, seguranca. Claro que tambem tem problemas, mas nunca escala muito menor que no Brasil.

Emília disse...

Sabe Ana, é por isso e por mais um montão de coisinhas que também pretendemos ir embora também, espero de coração ter a mesma coragem que vocês tiveram, porque não dá pra negar, tomar uma atitude assim exige definitivamente "ousadia" e que se for a vontade do Pai que eu tenha muita pra sair da zona de conforto e assim viver essa experiência que vocês estão vivendo!

bjos