sexta-feira, 29 de junho de 2007

Anorexia X Bulimia - "Ana e Mia"

algum tempo venho lendo alguns blogs e algumas reportagens, justamente para
poder abordar esse tema tão sério que hoje está sendo encarado por muitas jovens e adolescentes com muita falta de responsabilidade. Há centenas de blogs pró anorexia e bulimia, onde adolescentes e jovens "propagam" anorexia e bulimia não como doença mas estilo de vida. Li bastante e li coisas horríveis, fiquei e estou impressionando em ver até onde vai essa patologia, li relatos absurdos de meninas com 12 e 13 anos que são bulímicas e que vivem de laxantes, li coisas do tipo:"A anorexia está dentro da sua cabeça, você tem que pensar nela toda vez que for comer tem que se lembrar de tudo pelo que você passou antes de fazer algo que se arrependa depois. O primeiro sinal que a Ana está perto, você vai perceber quando depois de ficar algum tempo sem comer (umas seis horas), o seu organismo não vai mais pedir tanto comida quanto antes. Você vai até se sentir enjoada, ao invés de ter vontade de comer."


Os relatos de como essas meninas se tornaram bulímicas e anoréxicas são os mais variados, boa parte delas eu diria mais de 50% passaram ou passam por algum tipo de preconceito, são vítimas de pressão social e acreditem até familiar. Mães que pegam no pé das filhas desenfreadamente sem senso de espaço ou noção do mal que está cometendo. Mas há mães que são lindas, amorosas, maravilhosas e têm filhas nessa situação, ter ou não anorexia, bulimia está muito ligado a como quem recebe críticas e opiniões administra isso. Li uma história de uma mulher de 34 ou 36 anos agindo como se fosse uma adolescente, não vim aqui pra criticar ninguém mais pra deixar meu ponto de vista.

Além de doença psicológica a anorexia assim como a bulimia ao contrário do que as "anas" (meninas anoréxicas) apregoam por aí não tem nada de estilo de vida e em minha visão é também uma doença de ordem espiritual, falta algo maior pra essas meninas, algo em que se "firmar", no geral os blogs demonstram meninas "depressivas" que estão sempre comentando que suas vidas são uma porcaria e claro, daí se entende porque elas não teem medo de morrer e também não se intimidam diante de fatos que aparecem na TV, em um blog li: "Mas eu prefiro morrer mesmo do que ser gorda ¬¬". Mesmo diante de situações complexas e casos assombrosos referente a "anas" que ficaram doentes e estão literalmente a beira da morte, essas meninas, digo meninas porque elas são 95% das atingidas, não tomam consciência e a impressão que se tem é que foram tomadas por um sono profundo e protagonizam um pesadelo num mundo que elas mesmas construíram do qual insistem em não despertar.


Num dos blogs pró-anorexia, com dicas de como se tornar "anna e mia", instruções para "miar"(vomitar), dietas de "no food" (ficar sem comer nada dois, três dias) encontrei esse apelo: Olas! Primeiramente eu tenho que fazer um apelo,pois vi num blog nao lembro qual..e agora estou passando pois isso é muito terrivel e devemos todas nos unir neste momento dificil. ]Ah SIL DO blog: www.sem_comida.blogger.com.br Ela esta com leucemia e internada.. "Ela e uma minina mto querida,a qual se todas nos anas podermus nos unir a colocar a foto dela em nossos blogs,vai ser mto bacana,aqui eu peguei um trecho do blog dela em q a irmã dela diz como ela estah: "
"Gente aqui é a Gaby irma da postando, eu vim avisar o porque ela nunca + postou aqui, estaum acontecendo coisas orriveis na nossa familia, primeiro nos descubrimos q a é anorexa, isso pra vcs pode ser uma coisa mas a esagero na dose, ela desmaio 3 vezes entaum levamos ela para o medico ela estava pesando 35 kg o medco falo q a unica saida dela era ser internada em uma clinica de tratamento, nos a levamos para a clinica, so q um dia a estava tomndo banho e passo tremendamente mau, entaum o medico pedio um exame e ele deu possitivo, a esta com Leucemia, depois de amanha eu terei q retirar celulas troncos minhas porque somente meu sangue é compatível com o dela entaum e pesso a todas vcs q passam por aqui rezem por ela.

É muito triste! Por uma questão de ética não coloquei a foto da garota, mas sem exagero a menina é linda ou era linda já não sei visto que não há mais notícias dela! Antes de tentar ajudar alguém é necessário que esse alguém entenda e aceite que precisa de ajuda, sei que isso deve ser um furacão na cabeça de uma menina de 14 anos, já fui adolescente, nunca fui "gorda" mas não sou magra como sempre quis ser e me lembro que na adolescência e até no início da juventude eu encanava muito mais e não adiantava as pessoas falarem comigo, a televisão e as revistas bombardeiam as adolescentes e no geral são muito cruéis com todas as mulheres. Há um mundo de diferença entre o estardalhaço que se faz quando uma celebridade feminina engorda uns kilinhos o que muitas vezes nem é notado quando essa celebridade é um homem.


Nesse universo de coisas, li em outro blog que "Beleza Interna é Uma Piada"...Fico feliz que muitos blogs tenham sido tirados do ar, isso não é liberdade de expressão mas difusão distorcida da realidade, é uma pena que ainda existam blogs desse tipo no ar. Não vou jogar pedra em ninguém porque "peso" sempre foi um assunto chatinho pra mim e só agora aos 25 anos, casada estou em exercício de convivência comigo mesmo, aprendendo a me respeitar, claro que sem deixar de me cuidar, mas hoje consigo pensar com felicidade em me amar pelo conjunto de coisas que eu sou, isso não quer dizer que vou me descuidar deixar de fazer coisas que me façam bem, usar meus cremes, fazer exercícios quando eu puder enfim, mas não vou mais ser escrava da mídia e de seus padrões e mais não vou mais ser escrava de mim mesma, a vida é curta e cada segundo é preciosíssimo pra ser desperdiçado com coisas pequenas.

A Arte de Idealizar

Escolhi esse quadro do Eugéne Delacroix como imagem desse post porque é um quadro totalmente idealista. esse quadro está hoje no museu do Louvre em Paris, seu nome é A Liberdade Guiando o Povo e como hoje decidi falar sobre o mundo Real e o mundo das Idéias...mas podem ficar tranquilos que não é nada tão profundo como o livro "O mundo de Sofia"...?
O que quero falar hoje é bem simples, quero chamar a atenção para como nós seres humanos idealizamos TUDO. Criamos imagens e protótipos para tudo, sobretudo para pessoas e aí aquele personagem que a gente criou não tem todas as características que demos a ele, as vezes algumas coisas não são como esperado.?

Para entender melhor o que eu querendo dizer vou exemplificar...as vezes gente passa por experiências difíceis em qualquer área ou lugar, as vezes são experiências desanimadoras no trabalho, em relacionamentos e até com pessoas que a gente achava que eram "amigas"...Quando a gente sai de um relacionamento difícil temos duas tendências: a primeira é dizer que vamos curtir a vida sozinhas, que não queremos mais ninguém e etc (claro, óbvio:necessidade de auto afirmação) e a segunda é construir uma imagem perfeita de quem a gente gostaria de ter como parceiro(a).?

Se o outro(a) era distraído e não lembrava datas essa uma oportunidade de encontrar alguém que lembre, se o outro não era tão carinhoso(a) esse será....e por aí vai uma looooonga lista daquilo que esperamos que o outro seja. O mesmo acontece em nossos empregos, sempre encontramos pessoas das quais nem gostamos de lembrar e por Deus jamais gostaríamos de ter convivido, pessoas grosseiras, folgadas, infantis e mais um monte de coisas e aí claro de acordo com o nível de tolerância de cada um passa-se a construir a imagem de um lugar perfeito para trabalhar. Pessoas educadas que lhe dêem Bom dia com um belo sorriso, e que tal um chefe que consiga enxergar que eu “ralo” pra caramba e tem gente que fica pendurado nas minhas costas?! Um chefe que não faça cara feia pra mim quando eu tiver doente e precisar faltar e que saiba entender que sou exemplar e comprometida enquanto outros faltam por qualquer coisa e chegam todos os dias atrasados?

Esse é o mundo dos seus sonhos? Também é o meu....mas NÃO EXISTE! Sabe aquele velho jargão: Nem Jesus Cristo em toda sua perfeição agradou a todos?! É perfeito aqui nesse contexto. Não existe e não vai existir o marido ou esposa perfeita, o trabalho perfeito, o lugar perfeito pra se morar. E aí você pode até me perguntar, mas como assim? Eu conheço pessoas que teem trabalhos perfeitos e maridos perfeitos...posso apostar com todos que isso não é verdade! A diferença está em como as pessoas encaram suas frustrações porque com certeza todas elas idealizam...Que é que nunca pensou: se eu fosse... se eu tivesse.... se desse.... se acontecesse...se eu ganhasse...se eu comprasse(...)?

As pessoas têm o privilégio de escolherem como querem se posicionar diante das adversidades e de suas frustrações, uma vez que não somos donos do mundo não é possível que nossos desejos estejam em primeiro lugar na fila dos desejos, assim quando eu desejo que minha chefe veja que eu sou empenhada outra pessoa pode não ver isso como positivo e desejar que ela veja que sou uma "Caxias"...E agora tá lançado o desafio, qual das duas pessoas ela vai agradar? Posso fazer uma lista do que espero que meu marido seja comigo e numerá-la de 1 a 10 por ordem de prioridade. Então ele tem a qualidade numero 1, a 2, a 3, a 4 OPA...da 4 ele pulou para a 6. Maravilha a que eu coloque como 6 ele colocou antes do que eu esperava e assim ele prossegue....mas peraí cadê a 5? Caramba, ele não tem a 5. E agora?

É?! E Agora?!...risos......agora vem a postura que faz toda a diferença!!! A Felicidade conjugal, a felicidade no trabalho, no lar e em qualquer lugar que você estiver deve ser medida por graus de qualidade! Como assim? Isso não é nenhuma receita mas é meu ponto de vista e é sem dúvida o que tem observado em cases de sucesso e felicidade: Devemos pesar as qualidades boas e as nem tão boas, daí é simples se as boas superarem as não tão boas, vale a pena investir!!! É...vale a pena! Agora se esse seu balanço te mostrar que as partes ruins daquilo que você está avaliando são surpreendentemente ruins e não compensam as boas coisas...Atenção!!! É hora de buscar novas empreitadas, novos desafios, novas conquistas e pra isso o lema deve ser: Nunca é tarde pra começar :o))

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Se eu acredito que ele existe?!

Claro que sim!!! Deus é a luz em meio a tantas trevas, esse post já devia ter acontecido, mas o que me inspirou foi o testemunho que eu li no blog Driscully. As evidências da existência de Deus estão por toda a parte eu poderia usar esse post para contar centenas de casos em que não há outra explicação se não que a mão de Deus esteve ali. Os cépticos que devem pensar que usar o nome de Deus é só uma desculpa para quem não sabe explicar o porquê das coisas.

Mas crer em Deus e vivenciar suas experiências é inexplicável no sentindo literal, não dá pra explicar como é viver com Deus, como é encostar a cabeça no travesseiro a noite com um enorme problema ou uma grande dificuldade e ter a certeza ainda que se esteja com o coração em pedaços de que Deus pode resolvê-lo e que para ele não há impossível. Lucas 1:37

Não quero pregar religião aqui, o que eu quero é que todas as pessoas possam experimentar a convivência com Deus não de ouvir falar mas de com ele andar de provar seus milagres, sua companhia todos os dias, desejo que as pessoas sintam milagrosamente suas angústias sendo desfeitas e o coração num toque suave cheio de amor sendo invadido e contagiado de uma felicidade gostosa que acalenta a alma, o corpo e todo o espírito.

No livro de Gálatas tem um trecho de Paulo de quem sou fã numero 1, que diz:"e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2:20 - Que coisa maravilhosa é viver essa sinergia, fico tentando imaginar qual a razão de viver de alguém que não tem nada "maior que si mesmo" em que acreditar. Não vejo Deus como "força abstrata" mas vejo como imagem e semelhança do homem assim vejo todas as coisas como parte de Deus, os pássaros, as flores e tudo mais de maravilhoso que ele fez pra nós...vejo como obra esplendorosa de suas mãos.

Todos os dias agradeço a Deus pela vida, por ter ao meu lado pessoas que amo, e por todas as maravilhosas bençãos que ele nos concede inclusive na vida material, ter uma casa, ter conforto, sair do trabalho e saber para onde ir e mais ter um trabalho enfim...Eu amo a Deus, sou apaixonada por ele e por todas as obras magníficas de suas lindas mãos...assim posso orar a Deus por qualquer coisa ou por qualquer pessoa, não porque Deus está para me servir e fazer o que eu peço mas sim porque confio que ele sabe o melhor dessa forma posso apresentar a ele uma circunstância, apresentar minha vontade e finalizar dizendo com muita tranquilidade: "Seja feita sua vontade".


PS: - Dri estamos orando pelo pequeno Alexandre.


Metade - Oswaldo Montenegro


Pra não ficar só no meu post melancólico, vou deixar aqui a letra Metade do Oswaldo Montenegro que eu acho bárbara pra vocês refletirem, inclusive prometo outro dia falar mais da minha mãe com muita alegria e sem saudade doída, só saudade boa...hehe



Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
E que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
E a outra metade um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui
E a outra metade não sei

Que não seja preciso mais que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é a canção

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.



Saudades de quem se foi...

Como é engraçado a tendência que as pessoas têm a endeusar pessoas que já morreram e passam a idealizar falando delas como se fossem os seres mais perfeitos da face da Terra...rs...não sei explicar esse "fenômeno", talvez a ausência e a falta que se sente da pessoa seja tão grande que os pensamentos se misturem...

Eu perdi alguém que amo e amava muito, minha mãe...é quem é que não site uma saudade louca que certamente bate no peito avassaladoramente...no meu caso foi minha mãe, mas há muitos outros casos de perda, as vezes de amigos, de parentes queridos, tio, tia, avó....enfim! Falo muito da minha mãe principalmente para o meu marido, quando faço alguma comida que aprendi com ela, falo de lembranças, das coisas que ela me dizia e ele é tão lindo tem uma paciência em me ouvir, parece que nunca se cansa ;o)

Mas além disso eu também choro...as vezes a saudade, desculpa os que dizem que a saudade é uma coisa gostosa... mas acho pura demagogia, salvo se vc tiver saudade de uma pessoa que vai voltar a ver em breve ou que tem certeza que vai ver como agora tenho saudade de pessoas do meu dia a dia mas que não vejo a algum tempo....essa sim é uma saudade gostosa, a saudade de quem já morreu é algo diferente, é nostálgico mas quase sempre dolorido....é uma dorzinha difícil de descrever...

Minha mãe não era perfeita, ela tinha erros e acertos, muitas vezes me irritava com coisas pequenas e certamente eu a irritava duas vezes mais...hehe...mas antes de criar uma deusa perfeita porque não é dela que tenho saudade mas daquela mulher com mil defeitos e duas mil qualidades, tenho saudade de coisas simples...dos risos por nada, do carinho na cabeça, da comidinha deliciosa, dos pãezinhos de batata, do nosso café da tarde, das histórias que me contava sobre sua juventude, de como conheceu meu pai de como foi minha chegada na família....enfim...

Não quero fazer um post melancólico, aliás acho que já fiz, mas quero só escrever um pouquinho em homenagem a uma linda mulher que lutou contra o câncer com muita fé, até o dia que Deus a chamou e como disse a BethS, ela foi para a luz de onde todos nós viemos. Nada a representaria melhor nesse post do que essa imagem aí acima, coloquei outra imagem aqui de outro ângulo pra que vocês vejam de pertinho a imagem que mais me reflete ela, essa árvore se chama pau d’arco ou ipê roxo, minha mãe adorava :ó)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Nesse momento...

Uma brincadeirinha pra descontrair, trouxe lá do meu outro blog...



Eu quero...trabalhar com coisas que me tragam mais felicidade!

Eu tenho...vontade de ir pra casa! Adoro ficar lá...

Eu acho... coisa demais sobre tudo, vivo achando mais do que deveria...

Eu odeio... gente prepotente e presunçosa.

Eu sinto... sono, muito sono

Eu escuto...meus próprios pensamentos

Eu cheiro... erva-doce.

Eu imploro...pra que Deus me ajude a resolver todas as minhas pendências

Eu arrependo-me... de não ter terminado a faculdade de jornalismo.

Eu amo...meu marido Amauri, minha juju, minha eterna mãe, meu pai, meu irmão e por aí vai...

Eu sinto dor... cada vez que a saudade aperta e me sacanea com lembranças da minha mãe

Eu sinto falta... de passear com minha mãe em qualquer lugar, de tê-la comigo, do seu abraço

Eu importo-me... com as crianças e com o abandono delas - seja de que tipo for.

Eu sempre... falo demais.

Eu não fico feliz... com injustiças.

Eu acredito... em amor, fidelidade, respeito e empatia.

Eu danço... muito pouco, mas adoro...

Eu canto... sempre, todo dia, toda hora mesmo que só em pensamento.

Eu choro... muito, por tudo, por qualquer coisa, mas há situações em que choro copiosamente

Eu falho... comigo mesma, devia viver mais hoje e menos o amanhã...

Eu luto... como posso para aproveitar meu tempo da melhor maneira possível.

Eu escrevo... cartas que não entrego...um blog, alguns pensamentos...

Eu ganho...menos do que gostaria... mas o suficiente para ter do que agradecer.

Eu perco... tudo, o tempo todo, e isso me irrita muito.

Eu nunca digo..."Cada um tem o que merece"

Eu confundo-me...dentro dos meus próprios pensamentos.

Eu estou... cansada.

Eu sou...verdadeira em tudo que faço.

Eu fico feliz... quando as pessoas que amo também estão felizes.

Eu tenho esperança... de que as coisas vão melhorar, sempre.

Eu preciso... de férias...de praia...de dinheiro!

Eu não consigo... fazer nada que eu não queira fazer.

Eu deveria... descansar mais e me organizar mais, pra me estressar menos.




Texto extraído do Blog da Denise preenchi com minhas características e alguns pensamentos da própria Denise que condizem com os meus :o)

Deixem a Britney Spears em paz...

Por favor já chega ? Estão abusando! A imprensa quando "gruda" em um famoso é simplesmente infernal...é o que vem acontecendo com Britney Spears! Não sou fã dela, não admiro nenhuma das suas atitudes e tampouco sei algum de seus hits, mas o que a mídia tem feito com a coitada é de matar minha nossa!!!

A última foi flagrarem a coitada provando roupas no vestiário de uma loja, tenham a santa paciência! Uma coisa é mostrar um vídeo da Cicarelli com cenas de sexo, já que ela quis fazer em público, inclusive pra quem ainda não tá sabendo ela perdeu a ação que movia contra o You Tube....achei ótimo, sair de "casa" e ir fazer "coisas de casal"...risos...na rua é no mínimo querer que as pessoas vejam...impossível esconder que não gosto mesmo da Cicarelli, muito arrogante e nesse caso do You Tube se saiu péssima, mentindo sobre ter aberto uma ação contra o site, depois voltou atrás, aliás no que a Cicarelli se saiu bem hein?

Voltando ao caso Britney, a falta de privacidade e o nível de certas reportagens é de doer a alma...parece que quando não há notícia alguns "jornalistas" criam eles mesmos... Adoro jornalismo estudei um ano e só não dei seguimento ao meu curso por motivos muito "especiais" mas enfim o jornalismo que eu adoro é aquele consciente, inteligente, intrigante aquele que faz o leitor ou telespectador pensar, refletir enfim...existe esse jornalismo ainda em algum lugar?Num outro momento faço um post especial só sobre jornalismo! A grande verdade é que essas manchetes e notícias ignorantes sem graça cansam muito...colocar numa notícia que a Britney se descuidou e mostrou parte do seio em conversa com uma prima numa loja onde provava roupas é no mínimo detestável!
Pra quem quise conferir a matéria na íntegra tá aí o link.


http://ego.globo.com/Entretenimento/Ego/Noticias/Gente/0,,MUL58929-8334,00.html

O que é Adoção?

Vou aproveitar a deixa do post anterior para trazer pra esse blog o post sobre adoção que fazia parte do blog antigo, acho que vale a pena dar uma lida...
A adoção é um ato jurídico que cria, entre duas pessoas, uma relação análoga, que resulta da paternidade e filiação legítima mas, mais do que um ato jurídico, é um ato de amor.

Deferida a adoção, o adotado passa a ser efetivamente filho dos adotantes, em caráter irrevogável e de forma plena. A Constituição Federal de 1.988, art. 227, §6º, equipara os filhos adotivos aos de sangue, havidos ou não da relação do casamento. É filho aquele que, na sucessão hereditária, está em igualdade de direitos perante os filhos legítimos, não importando se o adotado é menor ou maior de idade. A terminologia "filho adotado" continua sendo utilizada para fins de estudo e entendimento, sendo proibidas quaisquer referências ou observações sobre a origem do ato nas certidões do registro, referentes à filiação.


O ECA autoriza a adoção de qualquer menor, independente de sua condição, visando sua proteção, principalmente se os seus direitos forem ameaçados ou violados. Uma das medidas de proteção é a colocação desse menor em família substituta, sendo esta uma das formas de adoção. A adoção é irrevogável. Entretanto, se houverem maus tratos por parte dos adotantes os mesmos poderão ser destituídos do pátrio poder, como ocorreria se fossem os pais de sangue. No Brasil, é comum um tipo de adoção, que é chamado de "adoção à brasileira" que consiste em registrar uma criança em nome dos adotantes, sem o devido processo legal.


Apesar da boa intenção e do perdão judicial, esse ato continua sendo considerado crime e, portanto, não deve ser estimulado. Existe um número inimaginável de crianças desamparadas aguardando que alguém as queira. Só que elas não são, em sua maioria, bebês recém nascidos, completamente saudáveis ou de cabelos cacheados, olhos claros, etc. São crianças. O processo de adoção em muito se assemelha a uma gravidez. Também demora um tempo, e apesar de todos os cuidados, corre-se o risco de existirem problemas de saúde, comportamento, etc.


Quando nasce um bebê, a família toda precisa de um tempo de adaptação à nova situação. Isso não é diferente na adoção; portanto, se alguém resolve adotar uma criança, não deve ter medo de enfrentar esses problemas, porque filho natural também não é garantia de felicidade plena. Histórias de filhos-problema não são privilégio de pais adotantes. Filhos naturais também fazem manha, desobedecem, envolvem-se com drogas, são rebeldes, ingratos. A adoção transforma a vida de uma criança, e o adotante deve se compenetrar da grande responsabilidade que está assumindo e que essa situação é para sempre.


O maior requisito para adotar uma criança, é a disponibilidade de amar. Ser pai ou mãe, não é só gerar, é antes de tudo, amar.

Aborto não é legal


Ao contrário de muitas mulheres bem resolvidas, algumas feministas, inteligentíssimas, ótimas profissionais, modernas e etc...não sou a favor do aborto! Me considero bem resolvida, ótima profissional, simpatizante do movimento feminista no entanto eu não vejo o aborto como “Direito da mulher sobre seu próprio corpo” eu vejo como direito da mulher sobre outra vida...direito da mulher sobre seu próprio corpo é o livre arbítrio que ela tem para escolher com quem quer ter relações e “como serão” essas relações.

Pesquisa realizada pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) revelou que, em 2005, ocorreram 1,4 milhão de abortos clandestinos no país, o que significa que, para cada três bebês nascidos vivos, ocorreu um aborto induzido. Fico imaginando como será uma vez que o aborto seja legalizado! As pessoas se tornaram mais irresponsáveis e farão mesmo sexo sem pensar em nada, o que sem dúvida aumentará o número de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.

Uma vez assisti uma entrevista com uma psicóloga e quando questionada do momento certo para iniciar sua vida sexual ela respondeu: “O momento certo é quando se tem condições de assumir as responsabilidades que o sexo pode trazer”...

Vamos deixar claro que não sou ignorante a ponto de pensar que só porque o aborto foi legalizado as pessoas vão fazer um filho atrás do outro porque podem ir em seus convênios ou nada rede pública fazer um aborto como se fosse um cotidiano algo como “preciso ir ao cabeleireiro sem falta hoje”...mas acho sim que as coisas tomarão um rumo de que a gestação é uma coisa banal ainda que se tenha essa visão até a 12ª semana como defende o ministro Temporão.

Nunca tive um bebê, mas acredito muito que é uma coisa maravilhosa gerar dentro de você outra vida, não tenho uma visão deslumbrada de que tudo na maternidade são flores, mas poder conceber é um presente de Deus para nós, assim também não acho que toda mulher tem de obrigatoriamente ser mãe mas aquelas que não querem ser ou que não o querem agora devem ser adultas, responsáveis e maduras para se cuidarem e assim realmente celebrarem o direito sobre seus corpos a independência no sentido de permitir que as coisas aconteçam quando elas quiserem.

Claro que tem o lado das mulheres que fazem o aborto de forma ilegal e morrem em clínicas clandestinas, não acho isso bonito ou bem feito porque essas mulheres “procuraram isso” acho isso triste, lamentável...dilacerador. Mas não é por isso que acho que se deva legalizar o aborto, há outras formas de tentar amenizar essa situação, nós somos mulheres tão inteligentes, já conquistamos tantas coisas, será que se nos juntássemos não seríamos capazes de pensar numa
solução menos radical?

Conheço crianças que foram abandonadas por suas mães quando nasceram e foram criadas por famílias maravilhosas e hoje como não poderia ser diferente são pessoas extraordinária (claro que essa não é uma realidade padrão hoje, há muitas crianças nas ruas e isso é muito triste), mas será que a gente não pode pensar com mais profundidade em tudo isso? Talvez lutar pelo fim da burocracia ignorante e cega no que refere-se a adoção? Pense nisso.

Sobre o que assisti e o que estou lendo...

Estou finalmente lendo Madame Bovary de Gustave Flaubert, esse fim de semana fomos procurar algumas coisas numa espécie de edícula lá em casa, e encontrei um verdadeiro tesouro...definitivamente meu marido escondia o ouro...risos

Talvez eu não tenha falado mas sou super, hiper ultra fanática por livros...tinham duas caixas de livros de literatura com capa dura, uma coleção da editora abril sabe-se lá de que ano uma verdadeira relíquia...fiquei tão feliz e quando encontrei Madame Bovary tive certeza que aquele achado era um presente dos deuses pra mim...

Madame Bovary é uma obra literária de renome internacional já que seu autor é francês, essa obra já foi traduzida para diversos idiomas foi uma obra escrita no início do realismo e traz uma crítica ao movimento do romantismo, onde as jovens aprendia literatura romântica na escola, literatura essa que traz o realidade da vida completamente "idealizada" e queria que aquilo que liam nos livros desse certo na vida real...resumindo é essa visão que o realismo vem combater além de trazer a obra de arte engajada ou seja com fim social e moralizador....isso é assunto pra um post inteiro...

Na faculdade fiz meu TCC (Trabalho de conclusão de curso) baseado na obra O Primo Basílio de Eça de Queiroz que foi uma obra muito polêmica no século XIX e que foi duramente acusada de plágio pelos críticos da época, segundo eles Eça havia plagiado Madame Bovary, embora tenha comentado essa questão em meu trabalho, não entrei muito no mérito visto que não havia lido o livro, estou inclusive ansiosa para assistir a produção brasileira da Obra do Eça, espero que não seja nada semelhante ao Crime do Padre Amaro interpretado por Gael Garcia.


Por falar nisso há sempre uma possibilidade de ser pior e quando a gente acha que já viu tudo surge algo...hehe...Adoro a Kate Winslet desde Hamlet por Keneth Brannagh onde ela interpretou Ofélia mas esse último filme: Pecados Íntimos é de matar...Achei simplesmente um horror! O Filme aborda uma história uma mulher entediada por ter um marido imbecil e ter passar o dia cuidando da filha, num parque conhece um homem interessante que sempre leva seu filhinho para brincar e aí faz amizade com ele...passam a ter um caso.

O Filme discorre sem muita emoção, totalmente “xoxo” com outra história em paralelo é totalmente narrado em terceira pessoa, o que o torna massante, um cena de sexo explícito na minha visão desnecessária...faltou história ação, as personagens no filme parece não terem vida...são todas sem sal, sem muita personalidade resumindo um filme sem nenhuma profundidade! E quando me refiro a profundidade quero dizer sem nada que "prenda" a atenção de quem esta assistindo ou que te faça lembrar de uma boa cena depois...

Feminismo no Brasil -


Não posso dizer que sou feminista já que nunca dei minha contribuição ao movimento, mas é com grande alegria que me sinto simpatizante e adepta das idéias desse movimento tão importante que é totalmente responsável pela inserção da mulher no ambiente social.

Porque sou a favor do movimento? Por milhares de razões! As mulheres até algum tempo atrás, inclusive na minha geração foram concebidas cheia de deveres e obrigações! Ainda me lembro das diversas conversas entre os adultos que diziam Fulana, é uma dona de casa”... Na maioria das visões ser uma dona de casa é: Lavar, Cozinhar, Passar, “Fazer suas obrigações de esposa” e nessa sociedade mais moderna, Trabalhar fora, afinal direitos são iguais e as despesas de casa devem ser meio a meio, e claro por fim cuidar das crianças, ajudá-las no dever de casa, dar banho, brincar, ler uma historinha....

Sempre me perguntei porque alguns direitos são iguais e outros não???

Acredito e defendo sim igualdade entre homem e mulher, e não são diferenças biológicas que contam se um homem é superior ou inferior a uma mulher...Onde fica o intelecto? As ações? As atitudes? O valor dos seres pelas pessoas que são? Não acredito que porque nós mulheres temos a benção da madre ou seja porque concebemos, porque amamentamos somos as “únicas” responsáveis pelas crianças.

Ainda essa amanhã estavam conversando aqui na empresa sobre um churrasco no fim de semana e uma jovem que tem um bebê de dois anos contava sobre como foi cuidar do menino no evento e aí disse: “Os homens sempre escapam, sempre sobra pra nós mulheres” Enquanto a gente aceitar essa condição vai sobrar mesmo!!!

Há muitas idéias equivocadas sobre feminismo entre elas de que o movimento é composto por um bando de mulheres revoltadas que querem ser mais que os homens, que têm estilo masculinizado, que são lésbicas, que são mal amadas, que não curtem a maternidade e por aí vai....

O feminismo não é um movimento de mulheres revoltadas, mas um movimento de mulheres inteligentes, conscientes que lutam por seus direitos e pela igualdade num mundo machista onde sexo só serve para procriar...

As feministas não querem ser mais que os homens, mas também não querem que as mulheres sejam banalizadas, julgadas ou rotuladas simplesmente por serem mulheres! Querem ser vistas e valorizadas não por representação mas por aquilo que realmente são em seus trabalhos, em suas casas, como amiga, como esposa, como mãe, como profissional, como humana, como mulher...

Li num Blog e acho que essa é a frase mais perfeita para definir minha visão de feminismo:As mulheres em relação aos homens, "são diferentes, mas não desiguais".
Ps - Depois faço um outro post pra falar de quantas coisas boas, quantas conquistas nós mulheres conseguimos e o papel do movimento feminista em tudo isso!

Mais que submissas...



Devagar como qualquer mudança, e como qualquer progresso segue a inserção da mulher na sociedade, como figura independente como ser e não como objeto! Aos poucos a mulher vem ganhando espaço e conquistando seu merecido respeito!

As coisas infelizmente ainda não pra todas, mas pra algumas já caminham a passos largos ou relativamente evoluídos...Uma pena que essa visão e sobretudo essa postura que na minha visão é uma cultura “ainda” não esteja em todas as mulheres, as vezes por posição social, por criação enfim...

Não tenho nenhum preconceito em relação a nordestinos, até porque venho de família nordestina, mas posso um exemplo de submissão desenfreada, de anulação, de baixa auto estima e falta de amor próprio que quando eu era criança pensava “coisas assim só acontecem no nordeste”...engano meu. Em toda história da minha família já vi por diversas vezes mulheres sofrendo por causa de seus maridos, uma sofrendo violência psicológica dentro de casa com marido alcoólatra, outra que o marido a traía cinicamente as vistas de todos, outra que o marido era autoritário, mandão e a tratava sem o menor respeito...algo de comum entre elas? Todas tiveram casamentos longuíssimos mais de 20 anos e apesar de todos esses pesares continuarem firmes sendo Ótimas donas de casa"*

Eu tinha um tio que já faleceu assim como sua esposa com quem fora casado por uns 30 anos. Mas sendo meu primo adolescente se não estou enganada, meu tio arranjou “outra”...a traição era de um cinismo tão descarado, tão desprovido de tudo, de respeito, de empatia de hombridade que ele ligava do telefone de casa, na frente da esposa, filho, visita pra dizer que estava indo(...) tomava banho, se perfumava e ía “prestar um socorro” como costumava dizer! E sabem do que mais??? Minha tia viveu com esse homem apenas em separação de corpos todos os últimos 20 e poucos anos de sua vida! Era infeliz, amargurada, mas conseguia sorrir quando a visitávamos e fazia uma comida maravilhosa, trabalhava na feira da Sulanca ela era “Uma senhora dona-de casa” .

Eu por ser muito criança nunca pude perguntar mas hoje o faria sem pudor :”Porque a Sra. Continua com ele tia?” E posso imaginar as respostas: “Porque jurei na igreja, até que a morte nos separe” ou “Porque ruim com ele, pior sem ele” (minha mãe dizia isso, era coisa que minha avó enfiara na cabeça dela) E querem saber o desfecho dessa história?! Minha tia morreu de câncer, e pra conseguir morrer levou três anos e foi definhando da mesma forma que aconteceu com seu coração, com sua alma que foi se esfarelando aconteceu com seu corpo...

Não vou me aprofundar porque isso daria outro post que outra hora escrevo, mas ainda acredito “muito” que “algumas” doenças são da alma e “explodem” no corpo como última saída e é dessa maneira que eu vejo o câncer e a dolorosa saga daquela mulher pernambucana, prendada, trabalhadora...
*Ps: - Este post não tem o intuito de incentivar as pessoas ao divórcio ou separação, sou a favor do casamento, da família e sobretudo da Felicidade...mas é uma observação aos direitos iguais, direito de ser feliz, de amar, de ser amada, de ser respeitada enquanto mulher e pessoa e claro “Que seja eterno enquanto durar”.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Estamos de casa nova...



Olá amigos! :o)

Estamos de casa nova e agora é pra valer...não vou ficar tempos sem postar e prometo vir aqui todo dia se Deus quiser, assim fiquem a vontade pra me escrever opinando, criticando enfim...
Pra recuparar o tempo perdido vou postar bastante hoje sobre alguns temas que já estou reservando há algum tempo, mas para o primeiro post dessa nova casa ser bem levinho e não assutar quem tá passando, vou deixar um pensamento aqui da nossa eterna Clarice Lispector.
“[...] Quando criança, e depois adolescente, fui precoce em muitas coisas. Em sentir um ambiente, por exemplo, em apreender a atmosfera íntima de uma pessoa. Por outro lado, longe de precoce, estava em incrível atraso em relação a outras coisas importantes. Continuo, aliás, atrasada em muitos terrenos. Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais. Até mais que treze anos, por exemplo, eu estava em atraso quanto ao que os americanos chamam de fatos da vida. Essa expressão se refere à relação profunda de amor entre um homem e uma mulher, da qual nascem os filhos. [...] Depois, com o decorrer de mais tempo, em vez de me sentir escandalizada pelo modo como uma mulher e um homem se unem, passei a achar esse modo de uma grande perfeição. E também de grande delicadeza. Já então eu me transformara numa mocinha alta, pensativa, rebelde, tudo misturado a bastante selvageria e muita timidez. Antes de me reconciliar com o processo da vida, no entanto, sofri muito, o que poderia ter sido evitado se um adulto responsável se tivesse encarregado de me contar como era o amor. [...] Porque o mais surpreendente é que, mesmo depois de saber de tudo, o mistério continuou intacto. Embora eu saiba que de uma planta brota uma flor, continuo surpreendida com os caminhos secretos da natureza. E se continuo até hoje com pudor não é porque ache vergonhoso, é por pudor apenas feminino. Pois juro que a vida é bonita.”